Competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i2p69-87

Palavras-chave:

competência em informação, análise do discurso francesa, Ciência da informação, produção científica, Foucault

Resumo

Como processo de aprendizagem permanente, a competência em informação envolve um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que permitem que as pessoas saibam lidar com a complexidade do ambiente digital, caracterizado pela disponibilização de grandes quantidades de informação. Como campo de estudo, tem incorporado várias abordagens teóricas e metodológicas que favorecem o entendimento das suas dimensões multifacetadas. Esta pesquisa visa analisar a produção científica nacional e internacional da competência em informação com enfoque na Análise do Discurso de matriz francesa. O processo de coleta de dados foi realizado em duas bases de dados brasileiras, nomeadamente: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e três internacionais (LISA, SCOPUS e Web of Science), utilizando as interfaces de busca avançada disponibilizadas por essas bases de dados. Os resultados revelaram a inexistência de pesquisas sobre competência em informação com enfoque na Análise do Discurso na Ciência da Informação brasileira. No contexto internacional observou-se a integração incipiente dessa abordagem de pesquisa, considerando a quantidade reduzida de estudos recuperados e o número restrito de autores envolvidos nesse domínio. Verificou-se, ainda, a ausência de uma elite de pesquisa, visto que existe dispersão de autores envolvidos nesse campo de estudos. Conclui-se que são necessários novos estudos que permitam estabelecer aproximações teóricas e metodológicas entre as dimensões da análise do discurso de matriz francesa com a competência em informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Escola Superior de Jornalismo

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil; Professor da Escola Superior de Jornalismo, Maputo, Moçambique.

Larissa de Mello Lima , Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil.

Mirelys Puerta-Díaz, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil; Professora Assistente de la Universidad de La Habana, Cuba.

Referências

ANDERSEN, J; SKOUVIG, L. Knowledge organization: a sociohistorical analysis and critique. Library Quarterly, v. 76, n. 3. p. 300-22, 2006. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ875935. Acesso em: 9 jun. 2019.

ANDERSEN, N. Discursive analytical strategies: understanding Foucault, Koselleck, Laclau, Luhmann. The Policy Press, Bristol, 2003.

ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education. American Library Association, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BROCK, A. Beyond the pale: the blackbird web browser's critical reception. New Media and Society, v. 13, n. 7, p. 1085-1103, 2011.

BUDD, J. Discourse analysis and the study of communication in LIS. Library Trends, v. 55, n.1, p. 65-82, 2006. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/handle/2142/3660. Acesso em: 9 jun. 2019.

CHEN, L.; WANG, L.; YANG, Y. Distinguish between focus and newness: an ERP study. Journal of Neurolinguistics, v. 31, p. 28-41, 2014.

DANDAR, D.; LACEY, S. Critical discourse analysis as a reflection tool for information literacy instruction. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 1, 2021.

ELMBORG, J. Critical information literacy: implications for instructional practice. The Journal of Academic Librarianship, v. 32, n. 2, p. 192–199, 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133305001898. Acesso em: 9 jun. 2019.

FOUCAULT, M. An interview with Michel Foucault. In: FAUBION, James D. (ed.). Power. V 3. New York: The New Press, 1994. p. 97-239.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1971.

GREGOLIN, M. R. V. A análise do discurso: conceitos e aplicações. Alfa, São Paulo, v. 39, p. 13-21, 1995. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/107724/ISSN1981-5794-1995-39-13-21.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 9 jun. 2019.

HAIDER, J.; BAWDEN, D. Conceptions of "information poverty" in LIS: a discourse analysis. Journal of Documentation, v. 63, n. 4, p. 534-557, 2007.

HENRY, P. Os fundamentos teóricos da “análise automática do discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1997.

HICKS, A; LLOYD, A. Deconstructing information literacy discourse: peeling back the layers in higher education. Journal of Librarianship and Information Science, v. 53, n.4, p. 559-571, 2021.

HICKS, A; LLOYD, A. Peeling back the layers: deconstructing information literacy discourse in higher education. Lect. Notes Comput. Sci., v. 12051, p. 363-372, 2020.

HICKS, A.; LLOYD, A. Deconstructing information literacy discourse: Peeling back the layers in higher education. Journal of Librarianship and Information Science, v. 53, n. 4, p. 559-571, 2021.

HJØRLAND, B. Domain analysis in information science: eleven approaches-traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, n. 4, p. 422-462, 2002. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/00220410210431136. Acesso em: 9 jun. 2019.

HJØRLAND, B. Reviews of concepts in knowledge organization. Library and Information Science (LIS), v. 45, n. 4, 2018. DOI: 10.5771/0943-7444-2018-4-319.

HOLLIDAY, W. Frame works: using metaphor in theory and practice in information literacy. Communications in Information Literacy, v. 11, n. 1, p. 4-20, 2017.

JOHANSEN, B. Political temperature rising: media literacy, public opinion, and global warming: simile. Studies in Media & Information Literacy Education, v. 7, n. 3, 2007.

KOUDELKA, C. M. Tapping teen power: (re)positioning students for civic action, Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 64, n. 4, p. 389-398, 2021. DOI: 10.1002/jaal.1126.

KRULJ, S.; PRODANOVIĆ, B.; TRBOJEVIĆ, S. Influence of realization of prepositions and prepositional phrases on their proper use in professional medical texts in English. Acta Facultatis Medicae Naissensis, v. 28, n. 4, p. 235-240, 2011.

LIMBERG, L.; SUNDIN, O.; TALJA, S. Three theoretical perspectives on information literacy. Human It, v. 11, n. 2, p. 93-130, 2012. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/138997016/Three-Theoretical-Perspectives-on-Information-Literacy-2012. Acesso em: 9 jun. 2019.

LIN, T.; WANG, L. The construction of information and media literacy in education policy: A study of Singapore. Library and Information Science, v. 8, p. 51-64, 2013.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1997.

MANHIQUE, I.; CASARIN, H. Abordagem fenomenográfica da competência em informação: análise da literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais... Londrina, ANCIB, 2018.

MUDHAI, O. F.; WRIGHT, B.; MUSA, A. Gender and critical media-information literacy in the digital age: Kenya, South Africa and Nigeria. Journal of African Media Studies, v. 8, n. 3, p. 267-280, 2016.

NAHL, D. A discourse analysis technique for charting the flow of micro-information behavior. Journal of Documentation, v. n. 3, p. 323-339, 2007.

ORLANDI, E. (Org.). Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. Campinas: RG, 2010.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas: Pontes, 2020.

POTTER, A. Interactive rhetoric for online learning environments. Internet and Higher Education, v. 7, n. 3, p. 183-198, 2004

PRICE, D. A general theory of bibliometric and other cumulative advantage processes. Journal of the American Society for Information Science, p. 292-306, set./out. 1976. Disponível em: https://www.imsc.res.in/~sitabhra/teaching/sb17/Price_1976_A_general_theory_of_bibliometric_and_other_cumulative_advantage_processes.pdf. Acesso em: 09 jun. 2019.

RODRIGUES, D. Experiencing information literacy in Second Life. Partnership: The Canadian Journal of Library and Information Practice and Research, v. 3, n. 1, 2008

ROMANOVA, T. A.; SOKOLOV, N. I.; KOLOTAEV, Y.Y. Disinformation (fake news, propaganda) as a threat to resilience: approaches used in the EU and its member state Lithuania. Balt. Reg. v. 12, n. 1, p. 53-67, 2000.

SADDHONO, K.; LESTARI, P.; SARI, Y. Aspects of literacy in vision and mission of university libraries in Indonesia. Library Philosophy and Practice p. 1-13, 2020.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística geral. Brasil: Cultrix, 2006.

SHULTZ, G; LI Ye. Student development of information literacy skills during problem-based organic chemistry laboratory experiments. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 3, p. 413-422, 2016.

SHULTZ, G. V.; ZEMKE, J. M. "I wanna just google it and find the answer": student information searching in a problem-based inorganic chemistry laboratory experiment. Journal of Chemical Education, v. 96, n. 4, p. 618-628, 2019.

TALJA, S. Analyzing qualitative interview data: the discourse analytic method. Library & Information Science Research, v. 21, n. 4, p. 459–477, 1999. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0740818899000249. Acesso em: 08 jun. 2019.

TERANISHI, A. et al. Online team-based game development discussions patterns summarised using probabilistic models. Proceedings of the ACM Symposium on Applied Computing, p. 234-239, 2018.

THÓRARINSDÓTTIR, T.; PÁLSDÓTTIR, Á. Upstairs – Downstairs: representation of information and media literacy in icelandic educational legislation, policy documents and curricula of upper secondary schools. Communications in Computer and Information Science, v. 492, p. 200-2009, 2014.

URIBE TIRADO, A. Interrelations among twenty definitions-descriptions for information literacy concept: Macro-definition proposal. ACIMED. v. 20, n. 4, 2009.

WALTON, G. Information literacy: empowerment or reproduction in practice? a discourse analysis approach. Journal of Documentation, v. 73, n. 4, p. 582-594, 2017.

WALTON, G.; CLELAND, J. Information literacy. Journal of Documentation, v. 73, n. 4, p. 582-594, 2017.

WANG, L. Sociocultural learning theories and information literacy teaching activities in higher education. Reference & User Services Quarterly, v. 47, n. 2, p. 149-158, 2007. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20864842?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 08 jun. 2019.

WEAVER, J et al. Leveraging literacies through collaborative, source-based planning and teaching in social studies and language arts. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 61, n. 5, p. 523-532, 2018.

WHITE, J.W. Character journaling through social networks: exemplifying tenets of the new literacy studies. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 57, n. 8, p. 642-654, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

MANHIQUE, I. L. E.; LIMA , L. de M.; PUERTA-DÍAZ, M. Competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 69-87, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i2p69-87. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195409. Acesso em: 23 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos