Competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i2p69-87

Palavras-chave:

competência em informação, análise do discurso francesa, Ciência da informação, produção científica, Foucault

Resumo

Como processo de aprendizagem permanente, a competência em informação envolve um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que permitem que as pessoas saibam lidar com a complexidade do ambiente digital, caracterizado pela disponibilização de grandes quantidades de informação. Como campo de estudo, tem incorporado várias abordagens teóricas e metodológicas que favorecem o entendimento das suas dimensões multifacetadas. Esta pesquisa visa analisar a produção científica nacional e internacional da competência em informação com enfoque na Análise do Discurso de matriz francesa. O processo de coleta de dados foi realizado em duas bases de dados brasileiras, nomeadamente: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e três internacionais (LISA, SCOPUS e Web of Science), utilizando as interfaces de busca avançada disponibilizadas por essas bases de dados. Os resultados revelaram a inexistência de pesquisas sobre competência em informação com enfoque na Análise do Discurso na Ciência da Informação brasileira. No contexto internacional observou-se a integração incipiente dessa abordagem de pesquisa, considerando a quantidade reduzida de estudos recuperados e o número restrito de autores envolvidos nesse domínio. Verificou-se, ainda, a ausência de uma elite de pesquisa, visto que existe dispersão de autores envolvidos nesse campo de estudos. Conclui-se que são necessários novos estudos que permitam estabelecer aproximações teóricas e metodológicas entre as dimensões da análise do discurso de matriz francesa com a competência em informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Escola Superior de Jornalismo

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil; Professor da Escola Superior de Jornalismo, Maputo, Moçambique.

  • Larissa de Mello Lima , Universidade Estadual Paulista

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil.

  • Mirelys Puerta-Díaz, Universidade Estadual Paulista

    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil; Professora Assistente de la Universidad de La Habana, Cuba.

Referências

ANDERSEN, J; SKOUVIG, L. Knowledge organization: a sociohistorical analysis and critique. Library Quarterly, v. 76, n. 3. p. 300-22, 2006. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ875935. Acesso em: 9 jun. 2019.

ANDERSEN, N. Discursive analytical strategies: understanding Foucault, Koselleck, Laclau, Luhmann. The Policy Press, Bristol, 2003.

ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education. American Library Association, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BROCK, A. Beyond the pale: the blackbird web browser's critical reception. New Media and Society, v. 13, n. 7, p. 1085-1103, 2011.

BUDD, J. Discourse analysis and the study of communication in LIS. Library Trends, v. 55, n.1, p. 65-82, 2006. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/handle/2142/3660. Acesso em: 9 jun. 2019.

CHEN, L.; WANG, L.; YANG, Y. Distinguish between focus and newness: an ERP study. Journal of Neurolinguistics, v. 31, p. 28-41, 2014.

DANDAR, D.; LACEY, S. Critical discourse analysis as a reflection tool for information literacy instruction. Journal of Information Literacy, v. 15, n. 1, 2021.

ELMBORG, J. Critical information literacy: implications for instructional practice. The Journal of Academic Librarianship, v. 32, n. 2, p. 192–199, 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133305001898. Acesso em: 9 jun. 2019.

FOUCAULT, M. An interview with Michel Foucault. In: FAUBION, James D. (ed.). Power. V 3. New York: The New Press, 1994. p. 97-239.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1971.

GREGOLIN, M. R. V. A análise do discurso: conceitos e aplicações. Alfa, São Paulo, v. 39, p. 13-21, 1995. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/107724/ISSN1981-5794-1995-39-13-21.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 9 jun. 2019.

HAIDER, J.; BAWDEN, D. Conceptions of "information poverty" in LIS: a discourse analysis. Journal of Documentation, v. 63, n. 4, p. 534-557, 2007.

HENRY, P. Os fundamentos teóricos da “análise automática do discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1997.

HICKS, A; LLOYD, A. Deconstructing information literacy discourse: peeling back the layers in higher education. Journal of Librarianship and Information Science, v. 53, n.4, p. 559-571, 2021.

HICKS, A; LLOYD, A. Peeling back the layers: deconstructing information literacy discourse in higher education. Lect. Notes Comput. Sci., v. 12051, p. 363-372, 2020.

HICKS, A.; LLOYD, A. Deconstructing information literacy discourse: Peeling back the layers in higher education. Journal of Librarianship and Information Science, v. 53, n. 4, p. 559-571, 2021.

HJØRLAND, B. Domain analysis in information science: eleven approaches-traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, n. 4, p. 422-462, 2002. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/00220410210431136. Acesso em: 9 jun. 2019.

HJØRLAND, B. Reviews of concepts in knowledge organization. Library and Information Science (LIS), v. 45, n. 4, 2018. DOI: 10.5771/0943-7444-2018-4-319.

HOLLIDAY, W. Frame works: using metaphor in theory and practice in information literacy. Communications in Information Literacy, v. 11, n. 1, p. 4-20, 2017.

JOHANSEN, B. Political temperature rising: media literacy, public opinion, and global warming: simile. Studies in Media & Information Literacy Education, v. 7, n. 3, 2007.

KOUDELKA, C. M. Tapping teen power: (re)positioning students for civic action, Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 64, n. 4, p. 389-398, 2021. DOI: 10.1002/jaal.1126.

KRULJ, S.; PRODANOVIĆ, B.; TRBOJEVIĆ, S. Influence of realization of prepositions and prepositional phrases on their proper use in professional medical texts in English. Acta Facultatis Medicae Naissensis, v. 28, n. 4, p. 235-240, 2011.

LIMBERG, L.; SUNDIN, O.; TALJA, S. Three theoretical perspectives on information literacy. Human It, v. 11, n. 2, p. 93-130, 2012. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/138997016/Three-Theoretical-Perspectives-on-Information-Literacy-2012. Acesso em: 9 jun. 2019.

LIN, T.; WANG, L. The construction of information and media literacy in education policy: A study of Singapore. Library and Information Science, v. 8, p. 51-64, 2013.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1997.

MANHIQUE, I.; CASARIN, H. Abordagem fenomenográfica da competência em informação: análise da literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais... Londrina, ANCIB, 2018.

MUDHAI, O. F.; WRIGHT, B.; MUSA, A. Gender and critical media-information literacy in the digital age: Kenya, South Africa and Nigeria. Journal of African Media Studies, v. 8, n. 3, p. 267-280, 2016.

NAHL, D. A discourse analysis technique for charting the flow of micro-information behavior. Journal of Documentation, v. n. 3, p. 323-339, 2007.

ORLANDI, E. (Org.). Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. Campinas: RG, 2010.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas: Pontes, 2020.

POTTER, A. Interactive rhetoric for online learning environments. Internet and Higher Education, v. 7, n. 3, p. 183-198, 2004

PRICE, D. A general theory of bibliometric and other cumulative advantage processes. Journal of the American Society for Information Science, p. 292-306, set./out. 1976. Disponível em: https://www.imsc.res.in/~sitabhra/teaching/sb17/Price_1976_A_general_theory_of_bibliometric_and_other_cumulative_advantage_processes.pdf. Acesso em: 09 jun. 2019.

RODRIGUES, D. Experiencing information literacy in Second Life. Partnership: The Canadian Journal of Library and Information Practice and Research, v. 3, n. 1, 2008

ROMANOVA, T. A.; SOKOLOV, N. I.; KOLOTAEV, Y.Y. Disinformation (fake news, propaganda) as a threat to resilience: approaches used in the EU and its member state Lithuania. Balt. Reg. v. 12, n. 1, p. 53-67, 2000.

SADDHONO, K.; LESTARI, P.; SARI, Y. Aspects of literacy in vision and mission of university libraries in Indonesia. Library Philosophy and Practice p. 1-13, 2020.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística geral. Brasil: Cultrix, 2006.

SHULTZ, G; LI Ye. Student development of information literacy skills during problem-based organic chemistry laboratory experiments. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 3, p. 413-422, 2016.

SHULTZ, G. V.; ZEMKE, J. M. "I wanna just google it and find the answer": student information searching in a problem-based inorganic chemistry laboratory experiment. Journal of Chemical Education, v. 96, n. 4, p. 618-628, 2019.

TALJA, S. Analyzing qualitative interview data: the discourse analytic method. Library & Information Science Research, v. 21, n. 4, p. 459–477, 1999. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0740818899000249. Acesso em: 08 jun. 2019.

TERANISHI, A. et al. Online team-based game development discussions patterns summarised using probabilistic models. Proceedings of the ACM Symposium on Applied Computing, p. 234-239, 2018.

THÓRARINSDÓTTIR, T.; PÁLSDÓTTIR, Á. Upstairs – Downstairs: representation of information and media literacy in icelandic educational legislation, policy documents and curricula of upper secondary schools. Communications in Computer and Information Science, v. 492, p. 200-2009, 2014.

URIBE TIRADO, A. Interrelations among twenty definitions-descriptions for information literacy concept: Macro-definition proposal. ACIMED. v. 20, n. 4, 2009.

WALTON, G. Information literacy: empowerment or reproduction in practice? a discourse analysis approach. Journal of Documentation, v. 73, n. 4, p. 582-594, 2017.

WALTON, G.; CLELAND, J. Information literacy. Journal of Documentation, v. 73, n. 4, p. 582-594, 2017.

WANG, L. Sociocultural learning theories and information literacy teaching activities in higher education. Reference & User Services Quarterly, v. 47, n. 2, p. 149-158, 2007. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20864842?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 08 jun. 2019.

WEAVER, J et al. Leveraging literacies through collaborative, source-based planning and teaching in social studies and language arts. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 61, n. 5, p. 523-532, 2018.

WHITE, J.W. Character journaling through social networks: exemplifying tenets of the new literacy studies. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 57, n. 8, p. 642-654, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MANHIQUE, Ilídio Lobato Ernesto; LIMA , Larissa de Mello; PUERTA-DÍAZ, Mirelys. Competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 13, n. 2, p. 69–87, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i2p69-87. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195409.. Acesso em: 19 abr. 2024.