A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i2p265-282

Palavras-chave:

avaliação, competências infocomunicacionais, desenvolvimento de instrumento, psicometria

Resumo

As competências infocomunicacionais são imprescindíveis para a aprendizagem requerida no contexto universitário e estão relacionadas a um melhor desempenho acadêmico. Avaliar as percepções de autoeficácia, as motivações de aprendizagem e as atitudes dos estudantes em relação a essas competências é condição indispensável para a tomada de decisão informada em programas ou cursos de formação promovidos por bibliotecas universitárias. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa que propõe a construção de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais, seguindo os preceitos da Psicometria, área da Psicologia que preocupa-se com a validade e fidedignidade de instrumentos de pesquisa. Como metodologia, modelos e padrões de competências em informação e comunicação foram analisados para a extração dos comportamentos que embasaram as afirmações do instrumento. As afirmações foram categorizadas de acordo com as dimensões da abordagem Super 8. Como resultados parciais, o artigo traz uma síntese dos comportamentos extraídos e um recorte dos itens do instrumento. Espera-se que a aproximação com a Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil e contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Inácio de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestranda em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil. Bibliotecária documentalista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, BA, Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Vanessa Inácio de; LIMA, Jussara Borges de. A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 13, n. 2, p. 265–282, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i2p265-282. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195636.. Acesso em: 7 out. 2024.