A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i2p265-282

Palavras-chave:

avaliação, competências infocomunicacionais, desenvolvimento de instrumento, psicometria

Resumo

As competências infocomunicacionais são imprescindíveis para a aprendizagem requerida no contexto universitário e estão relacionadas a um melhor desempenho acadêmico. Avaliar as percepções de autoeficácia, as motivações de aprendizagem e as atitudes dos estudantes em relação a essas competências é condição indispensável para a tomada de decisão informada em programas ou cursos de formação promovidos por bibliotecas universitárias. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa que propõe a construção de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais, seguindo os preceitos da Psicometria, área da Psicologia que preocupa-se com a validade e fidedignidade de instrumentos de pesquisa. Como metodologia, modelos e padrões de competências em informação e comunicação foram analisados para a extração dos comportamentos que embasaram as afirmações do instrumento. As afirmações foram categorizadas de acordo com as dimensões da abordagem Super 8. Como resultados parciais, o artigo traz uma síntese dos comportamentos extraídos e um recorte dos itens do instrumento. Espera-se que a aproximação com a Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil e contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Inácio de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil. Bibliotecária documentalista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, BA, Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION; AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION; NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION. Standards for educational and psychological testing. Washington: American Educational Research Association, 2014. E-book. Disponível em: https://pt.b-ok.lat/book/3489335/112112. Acesso em: 4 fev. 2021.

ARROYO, Sonia Santana. Information literacy for health professionals: teaching essential information skills with the Big6 information literacy model. Community & Junior College Libraries, London, v. 19, n. 3–4, p. 77–91, 2013. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02763915.2014.953435. Acesso em: 7 jan. 2021.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for information literacy for higher education. Chicago: ACRL Board, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 30 dez. 2019.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education. Association of College and Research Libraries, Chicago, 2000. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J107v09n04_09. Acesso em: 26 dez. 2019.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: the exercise of control. New York: W.H. Freeman, 1997. E-book. Disponível em: https://www.academia.edu/28274869/Albert_Bandura_Self_Efficacy_The_Exercise_of_Control_W_H_Freeman_and_Co_1997_pdf

BELLUZZO, Regina Célia Baptista; SANTOS, Camila Araújo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 60–77, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995. Acesso em: 26 jun. 2021.

BONG, Mimi. Academic motivation in self-efficacy, task value, achievement goal orientations, and attributional beliefs. The Journal of Educational Research, London, v. 97, n. 6, p. 287–298, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.3200/JOER.97.6.287-298. Acesso em: 23 jul. 2020.

BORGES, Jussara. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/view/42922. Acesso em: 5 jan. 2020.

BORSA, Juliane Callegaro; SEIZE, Mariana de Miranda. Construção e adaptação de instrumentos psicológicos: dois caminhos possíveis. In: MANUAL DE DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS PSICOLÓGICOS. São Paulo: Vetor, 2017. p. 15–37.

CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke et al. Metacognição e as relações com o saber. Ciência e Educação, Bauru, v. 24, n. 2, p. 517–534, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132018000200517&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 19 jul. 2020.

DOLENC, K.; ŠORGO, A. Information literacy capabilities of lower secondary school students in Slovenia. Journal of Educational Research, United States, p. 1–8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00220671.2020.1825209. Acesso em: 6 out. 2020.

EISENBERG, Michael; BERKOWITZ, Robert. Information problem-solving: the big six skills approach. School Library Media Activities Monthly, Seatle, v. 8, p. 1–16, 1992. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/234713449_Information_Problem-Solving_The_Big_Six_Skills_Approach. Acesso em: 15 jan. 2020.

EISENBERG, Michael; MURRAY, Janet R.; BARTOW, Colet. The Big6 curriculum: comprehensive information and communication technology (ICT) literacy for all students. Santa Barbara: Libraries Unlimited, 2016. E-book.

FLAVELL, John H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive–developmental inquiry. American Psychologist, Washington, v. 34, n. 10, p. 906–911, 1979.

FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. O construtivismo e a educação. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

GURUNG, Regan A. R. Best practices in scale use in SoTL. In: JHANGIANI, Rajiv S. et al. (ed.). A compendium of scales for use in the scholarship of teaching and learning. Washington, D.C: Society for the Teaching of Psychology, 2015. p. 11–19. E-book. Disponível em: https://www.academia.edu/25614591/A_COMPENDIUM_OF_SCALES_for_use_in_the_SCHOLARSHIP_OF_TEACHING_AND_LEARNING_EDITED_BY. Acesso em: 11 jul. 2021.

KRUGER, Justin; DUNNING, David. Unskilled and unaware of it: how difficulties in recognizing one’s own incompetence lead to inflated self-assessments. Psychology, United States, v. 1, p. 30–46, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-3514.77.6.1121. Acesso em: 6 nov. 2020.

KUHLTHAU, Carol. Accommodating the user’s information search process: challenges for information retrieval system designers. Bulletin of the American Society for Information Science and Technology, Maryland, v. 25, n. 3, p. 12–16, 1999. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/bult.115. Acesso em: 16 set. 2020.

KUHLTHAU, Carol. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, New Brunswick, v. 42, n. 5, p. 361–371, 1991. Disponível em: https://ils.unc.edu/courses/2014_fall/inls151_003/Readings/Kuhlthau_Inside_Search_Process_1991.pdf. Acesso em: 7 fev. 2021.

LOPES, Carlos; PINTO, Maria. Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitários: IL-HUMASS: estudo quantitativo (Parte II). Cadernos BAD, Lisboa, n. 1, p. 41–68, 2016. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1510. Acesso em: 5 jan. 2020.

LUNDSTROM, Kacy et al. Teaching and learning information synthesis: an intervention and rubric based assessment. Communications in Information Literacy, Tulsa, v. 9, n. 1, p. 60, 2015. Disponível em: http://archives.pdx.edu/ds/psu/22380. Acesso em: 16 jan. 2020.

MACKLEM, Gayle L. Boredom and its relation to non-cognitive factors: student motivation, self-regulation, engagement in learning, and related concepts. In: MACKLEM, Gayle L. (org.). Boredom in the classroom: addressing student motivation, self-regulation, and engagement in learning. Cham: Springer International Publishing, 2015. (SpringerBriefs in Psychology). p. 35–43. E-book. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-13120-7_5. Acesso em: 31 jul. 2020.

MAYER, Richard E. Cognitive, metacognitive, and motivational aspects of problem solving. Instructional Science, Wien, v. 26, n. 1, p. 49–63, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1023/A:1003088013286. Acesso em: 23 jul. 2020.

METALLIDOU, Panagiota; VLACHOU, Anastasia. Motivational beliefs, cognitive engagement, and achievement in language and mathematics in elementary school children. International Journal of Psychology, Hoboken, v. 42, n. 1, p. 2–15, 2007. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1080/00207590500411179. Acesso em: 23 jul. 2020.

MEYER, Jan; LAND, Ray. Threshold concepts and troublesome knowledge: Edinburgh: University of Edinburgh, 2003. Disponível em: http://www.etl.tla.ed.ac.uk/docs/ETLreport4.pdf. Acesso em: 3 mar. 2022.

MUNIZ, Monalisa; FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de. Padronização e normatização de instrumentos psicológicos. In: DAMASIO, Bruno Figueiredo; BORSA, Juliane Callegaro (org.). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos. São Paulo: Vetor, 2017. p. 57–83.

PASQUALI, Luiz. Análise dos itens. In: PSICOMETRIA. Petrópolis: Vozes, 2017.

PASQUALI, Luiz (org.). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010. E-book. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat07377a&AN=sabi.000746824&site=eds-live. Acesso em: 4 dez. 2020.

PASQUALI, Luiz. Testes referentes a construto: teoria e modelo de construção. In: Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM, 1999. p. 37–60. E-book. Disponível em: https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/106489/mod_resource/content/1/pasquali.PDF. Acesso em: 12 dez. 2020.

PETT, Marjorie; LACKEY, Nancy; SULLIVAN, John. Designing and testing the instrument. In: MAKING sense of factor analysis. Thousand Oaks: SAGE, 2003. p. 1–30. E-book. Disponível em: http://methods.sagepub.com/book/making-sense-of-factor-analysis. Acesso em: 28 dez. 2020.

PINTRICH, Paul R. The role of motivation in promoting and sustaining self-regulated learning. International Journal of Educational Research, Amsterdam, v. 31, n. 6, p. 459–470, 1999. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035599000154. Acesso em: 23 jul. 2020.

SALKIND, Neil. Psychometrics. In: ENCYCLOPEDIA OF MEASUREMENT AND STATISTICS. Thousand Oaks: Sage, 2007. E-book.

SELAU, Thais; SILVA, Mônia Aparecida da; BANDEIRA, Denise Ruschel. Construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para Deficiência Intelectual (EFA-DI). Avaliação Psicológica, Campinas, v. 19, n. 3, p. 333–341, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1677-04712020000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 mar. 2021.

URBINA, Susana. Essentials of psychological testing. 2. ed. Hoboken: Wiley, 2014. (Essentials of behavioral science). E-book. Disponível em: https://pt.b-ok.lat/book/2361670/b99a3c. Acesso em: 4 fev. 2021.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2008. E-book. Disponível em: https://portolivre.fiocruz.br/m%C3%A9todos-qualitativos-de-pesquisa-em-ci%C3%AAncia-da-informa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 12 out. 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

SOUZA, V. I. de; LIMA, J. B. de. A avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 265-282, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i2p265-282. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195636. Acesso em: 23 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos