O discurso sobre a biblioteca escolar na rede eletrônica: sentidos a perder de vista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v1i1p56-76Palavras-chave:
Análise do discurso, Biblioteca escolar, Redes eletrônicasResumo
Neste trabalho, objetivamos estudar discurso e rede eletrônica para observar como sujeitos fazem falar sentidos de biblioteca escolar, leitura e bibliotecário em uma lista de discussão e em um blog. Anotamos que memória discursiva como condição de todo dizer, sujeito como posição e discurso como efeito de sentidos entre interlocutores serão as bases conceituais que apoiarão nosso estudo. Assim, tomando os postulados da teoria discursiva fundada por Michel Pêcheux, interessa-nos interpretar um corpus coletado on-line e cujos recortes apontam a Internet como um observatório de sentidos mais plurais, dados pelos confrontos entre diferentes formações discursivas que se misturam, entre sentidos e sujeitos em movimento constante e interação, propiciada pela volatilidade da rede e pela maleabilidade do discurso.Downloads
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Publicado
2010-07-20
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
FERRAREZI, Ludmila; ROMÃO, Lucília Maria S. O discurso sobre a biblioteca escolar na rede eletrônica: sentidos a perder de vista. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 1, n. 1, p. 56–76, 2010. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v1i1p56-76. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42305.. Acesso em: 20 jan. 2025.