Bibliotecas públicas e uso das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento social

Autores

  • Gilda Olinto IBICT (Rio de Janeiro - RJ.)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v1i1p77-93

Palavras-chave:

Bibliotecas públicas, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

Este artigo tem como foco a biblioteca pública e seu papel de instituição facilitadora do acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs), especialmente da internet. Ao mesmo tempo em que as TICs se difundem e se tornam indispensáveis em todos os tipos de atividades, mantêm-se as evidências sobre as desigualdades de acesso e usos dessas tecnologias que acompanham de perto as outras desigualdades sociais. Reflexões sobre o papel das bibliotecas públicas neste cenário sugerem a redefinição das suas funções. Ênfase passa a ser dada, não apenas o atendimento das necessidades de informação do seu público, mas também na sua competência em informação, sua participação cívica e seu acesso ao e-governo. Focalizando o caso brasileiro, mostram-se evidências sobre o baixo acesso à internet no país, sobre as lan houses como principal local de acesso à internet pelos segmentos menos favorecidos, aspectos que reforçam o protagonismo das bibliotecas públicas como instituição facilitadora do uso das TICs.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilda Olinto, IBICT (Rio de Janeiro - RJ.)
    Pesquisadora Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Convênio MCT/IBICT da Universidade Federal Fluminense, Member of Editorial Board da Perspectivas em Ciência da Informação e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-07-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLINTO, Gilda. Bibliotecas públicas e uso das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento social. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 1, n. 1, p. 77–93, 2010. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v1i1p77-93. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42306.. Acesso em: 19 abr. 2024.