Parâmetros teóricos para elaboração de instrumentos pragmáticos de representação e organização da informação na Web: considerações preliminares sobre uma possível proposta metodológica

Autores

  • Luciana de Souza Gracioso UFSCar (São Carlos - SP.)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v1i1p138-158

Palavras-chave:

Representação da informação, Organização da informação, Web

Resumo

Muitos esforços têm sido feitos na busca de critérios conceituais e metodológicos para a sistematização de linguagens de interface para organização e recuperação de conteúdos em plataformas virtuais interativas. Neste sentido, um movimento desprovido de métodos universais a priori, se estabeleceu no cenário colaborativo da Web procurando indexar os conteúdos dinamicamente produzidos pelos usuários da rede: as folksonomias. Sob outra perspectiva existe, em ambientes sistematizados da informação, a validação e aplicação de vocabulários controlados como instrumentos de recuperação da informação. É no entroncamento destes dois caminhos que desenvolvemos esta pesquisa e iniciamos a discussão sobre uma proposta metodológica para construção de instrumento de recuperação da informação que considere na sua estrutura a linguagem cotidiana. O que se nomeia linguagem cotidiana aqui diz respeito a linguagem de busca (e ação) da informação e se difere, em certa medida, do conceito de linguagem natural enquanto linguagem que compõe textos. Selecionamos a CCS (Coordenadoria de Comunicação Social) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e o sistema desenvolvido por ela, o SACI (Sistema de Apoio de Comunicação Integrada) para análise do contexto de experimentação da metodologia proposta. Neste sistema selecionamos os clippings como produto informacional para análise das condições sobre a proposta de uma linguagem de indexação aberta. As iniciativas para constituição da referida proposta utilizam como parâmetro de aproximação e contradição as normas de Metodologia para construção de vocabulário controlado e Norma ANSI/ NISO Z39.19-2005. Outros projetos estão atrelados a esta pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana de Souza Gracioso, UFSCar (São Carlos - SP.)
    Docente junto ao Departamento de Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2010-07-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GRACIOSO, Luciana de Souza. Parâmetros teóricos para elaboração de instrumentos pragmáticos de representação e organização da informação na Web: considerações preliminares sobre uma possível proposta metodológica. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 1, n. 1, p. 138–158, 2010. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v1i1p138-158. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42310.. Acesso em: 24 abr. 2024.