Movimentos de Espinosa e(m) Pêcheux
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p31-46Palavras-chave:
Discurso, Espinosa, PêcheuxResumo
O objetivo deste trabalho é revis[it]ar a trajetória da Análise do Discurso francesa, tomando como ponto de partida (e de chegada) a citação explícita à Espinosa na comunicação proferida no México, em novembro de 1977, por Michel Pêcheux durante o simpósio: O discurso político: teorias e análises. Tendo como pano de fundo as provocações e as observações instigantes de Pêcheux na comunicação intitulada Remontemos de Foucault a Spinoza, busca-se marcar as contribuições filosóficas de Espinosa à teoria do discurso, especialmente na conceituação das heterogeneidades, bem como salientar as diferentes concepções do termo ideologia produzem efeitos na formalização de Michel Pêcheux sobre a noção de interpelação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.