BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças

Autores

  • Cassia Cordeiro Furtado Universidade Federal do Maranhão/BR, Universidade de Aveiro/PT e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão/BR
  • Lidia Oliveira Universidade de Aveiro e CETAC.MEDIA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p68-85

Palavras-chave:

Leitura-Escrita, Redes Sociais, Literatura Infantil, Biblioteca Escolar, Biblon

Resumo

Com o avanço vertiginoso das TIC, e ultimamente com a web 2.0, presencia-se um novo fenômeno com relação à leitura e a literatura, têm-se uma nova geração de leitores-escritores, com características e necessidades contemporâneas e as instituições educacionais, em especial a biblioteca, devem repensar suas estratégias na formação de leitores na Sociedade da Informação. O presente artigo descreve  pesquisa sobre  a biblioteca escolar e o uso dos social media (redes sociais), no incentivo à prática da leitura-escrita,  tendo como objetivo principal propor um modelo de construção de rede social de leitores e escritores, para a comunidade  escolar do 1º ciclo do ensino básico.  Na fase empírica está sendo trabalhada a plataforma Biblon, pela comunidade do Agrupamento das Escolas de Aveiro, Portugal. Como resultado espera-se melhorar a qualidade e motivação para leitura-escrita; ampliar a presença de conteúdos na língua portuguesa no ambiente da web; potencializar o uso do computador Magalhães; contribuir para integração das TIC com as bibliotecas escolares, nas atividades com a literatura infantil e oportunizar espaço para criação e interação em torno do texto literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Cordeiro Furtado, Universidade Federal do Maranhão/BR, Universidade de Aveiro/PT e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão/BR

Mestre em Ciência da Informação, UnB/BR, Professora do Departameto de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão/BR, doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais da Universidade de Aveiro/PT e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão/BR

Lidia Oliveira, Universidade de Aveiro e CETAC.MEDIA

Professora no Departamento de Comunicação e Artes - Universidade de Aveiro. Investigadora no CETAC.MEDIA

Downloads

Publicado

2011-06-07

Como Citar

FURTADO, C. C.; OLIVEIRA, L. BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 68-85, 2011. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v2i1p68-85. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42335. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos