Rede de tags para recuperação da informação no contexto da Representação Iterativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p86-109Palavras-chave:
Representação Iterativa, Folksonomia, Folksonomia Assistida, Rede de Tags, Repositórios DigitaisResumo
A recuperação da informação tem sido abordada constantemente dentro da Ciência da Informação, gerando e incentivando vários estudos que levem a melhorar os resultados em buscas tanto na Web como em vários outros ambientes digitais informacionais. Neste contexto a Representação Iterativa, modelo sugerido para repositórios digitais, aparece como um diferencial que altera o paradigma do auto-arquivamento de objetos digitais criando um conceito de relacionamento entre os termos que ligam o pensamento do usuário ao material depositado no ambiente digital. As ligações efetivadas pela Representação Iterativa com auxílio da Folksonomia Assistida geram uma estrutura em formato de redes que conecta de forma vertical e horizontal os objetos depositados, apoiando-se em algum tipo de estrutura de representação do conhecimento das áreas de especialidades e portanto criando uma rede de informações baseada no conhecimento dos usuários. A rede de informações criada, chamada de rede de tags, é dinâmica e efetiva um modelo diferente de recuperação da informação e estudo dos repositórios digitais informacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.