Imagem da biblioteca pública na Sociedade da Informação

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Ceará, UFC/Campus Cariri
  • Emir Jose Suaiden Universidade de Brasília - UnB.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p130-142

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Imagem da Biblioteca Pública, Biblioteca Pública – Sociedade da Informação.

Resumo

A biblioteca pública ocupa lugar de destaque na sociedade da informação por trazer em sua essência o tratamento, uso e disseminação da informação, que associada às tecnologias da informação e da comunicação garante ao usuário a recuperação precisa da informação. Por sua vez, para que essa recuperação se efetive são necessários profissionais habilitados e conhecedores dos recursos e estratégias permeadas pela sociedade da informação; e aparato tecnológico suficiente que suporte estas atividades. Neste sentido, a história traça uma imagem da biblioteca pública que vai do erudito ao desnecessário, dependendo da época e contexto. Porém, é inevitável a reflexão acerca da mudança de paradigmas que circundam o arcabouço em torno da imagem da biblioteca pública, que na sociedade da informação deverá ter sua imagem associada a outros significados estéticos próprios do contexto em que estamos vivendo. Para entender o termo imagem, nos basearemos em Villafañe (1998), que atribui seu conceito à representação da assimilação de um determinado produto, serviço ou situação na mente das pessoas. Essa ideia faz parte da cultura organizacional da biblioteca e é construída a partir da autoimagem da organização, de sua imagem intencional e funcional. Essa concepção com base na teoria da Gestalt (psicologia) e institucional (administração) ajudarão a desenhar o quadro referencial de apoio para a construção da imagem da biblioteca pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Ceará, UFC/Campus Cariri

Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília, UnB.

Emir Jose Suaiden, Universidade de Brasília - UnB.

Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da  Universidade de Brasília, UnB. Diretor do Ibict.

Downloads

Publicado

2011-06-07

Como Citar

BERNARDINO, M. C. R.; SUAIDEN, E. J. Imagem da biblioteca pública na Sociedade da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 130-142, 2011. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v2i1p130-142. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42338. Acesso em: 18 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos