Busca e recuperação da informação científica na web: comportamento informacional de profissionais da informação

Autores

  • Rafaela Boeira Giordano Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Jorge Calmon de Almeida Biolchini Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v3i1p125-145

Palavras-chave:

Recuperação da informação. Recuperação da informação na web. Competência em informação. Informação científica. Comportamento informacional.

Resumo

Avanços tecnológicos, crescimento exponencial de conteúdos na web, aumento da busca on-line por informação especializada alteraram o comportamento de cientistas no acesso à informação. Nesse contexto, revela-se de importância capital a competência em informação. Por meio deste estudo, objetiva-se analisar o comportamento informacional do cientista da informação no processo de busca e recuperação na web, evidenciando ações adotadas, estratégias, formulações, pontos críticos, decisões tomadas, resultados obtidos e grau de satisfação. Para isso, realizou-se pesquisa exploratória sobre o comportamento de pós-graduandos na busca de informação científica na web. Utilizou-se questionário e entrevista elaborados a partir da técnica do incidente crítico. A aprendizagem informal constitui o modo principal para adquirir habilidades em busca e recuperação da informação. A utilização de mecanismo genérico de busca, sem o emprego de recursos avançados, o baixo uso de operadores, o número reduzido de termos constituem estratégias de busca predominantes. Resultados apontam a necessidade de fomentar o aprimoramento da competência em informação a fim de contribuir na qualidade do processo de busca e recuperação entre cientistas da informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaela Boeira Giordano, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
    Mestre e doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ). Jornalista graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
  • Jorge Calmon de Almeida Biolchini, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
    Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ). Médico graduado pela UFRJ. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação IBICT/UFRJ

Downloads

Publicado

2012-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Busca e recuperação da informação científica na web: comportamento informacional de profissionais da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 125–145, 2012. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v3i1p125-145. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42374.. Acesso em: 28 mar. 2024.