Redes Sociais Virtuais de Informação sobre Amor

Autores

  • Ruleandson do Carmo Cruz Ufop
  • Júlia Gonçalves da Silveira Doutora em Ciência da Informação Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v3i1p146-167

Palavras-chave:

Amor, Comportamento e cultura Informacional, Orkut e redes sociais virtuais, Representações sociais

Resumo

Apresenta resultados de dissertação defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Estuda redes sociais virtuais de informação sobre amor formadas por usuários do Orkut, focando-se no comportamento e na cultura informacional de tais usuários, bem como na representação social do amor por eles criada. Tem como objeto de estudo cinco comunidades virtuais: “Se é amor q... seja verdadeiro!”, “Amor e sexo em debate”, “Eu ACREDITO no amor”, “Amor, Respeito e Confiança” e “O mito do amor romântico”. Considera como universo empírico: em análise geral, as listagens de tópicos e de enquetes presentes nas referidas comunidades; em análise específica, cinco tópicos de definição do amor e 103 dos perfis de usuários mais ativos nas comunidades em estudo. Estrutura-se metodologicamente como um estudo de casos múltiplos incorporados. Traça o perfil informacional amoroso dos usuários, em sua maioria, adultos, mulheres, envolvidos em relacionamentos amorosos, desejosos por se casar, e que utilizam informações sobre amor para personalizarem seus perfis no Orkut. Caracteriza o comportamento informacional como sendo motivado por sentimentos de saudade da pessoa amada, extrema felicidade ou tristeza no amor e pelo interesse em estudar o amor. Configura a cultura informacional como sem normas e orientações explícitas na maioria das comunidades. Desenha as redes sociais virtuais de informação sobre amor e considera-as como redes de baixa densidade, centralidade e intermediação. Conclui que as redes sociais em estudo fornecem informação de ajuda e suporte aos seus usuários e funcionam como comunidades-cabide.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruleandson do Carmo Cruz, Ufop
    Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), pós-graduado em Criação e Produção para Mídia Eletrônica e mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI da UFMG. Professor temporário do curso de Jornalismo da Ufop - Universidade Federal de Ouro Preto. É cronista e repórter do blog "Eu só queria um café..." (www.eusoqueriaumcafe.com) e repórter da TV UFOP. Defendeu dissertação de mestrado acerca da informação sobre amor com o título REDES SOCIAIS VIRTUAIS DE INFORMAÇÃO SOBRE AMOR: comportamento e cultura informacional de usuários do Orkut, pela UFMG, e monografia de bacharelado sobre filmes do gênero comédia romântica com o título: COMÉDIA ROMÂNTICA: A representação da linha tênue entre amor e amizade nos filmes do gênero, peo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH. Possui experiência em rádiojornalismo (104.5FM Rádio UFMG Educativa), telejornalismo (TV UFOP, TV Alterosa, TV Inconfidentes - UNi-BH, TV UFMG e Canal Universitário de Belo Horizonte), jornalismo on line (O Binóculo e Union Web Revista de cinema), com ênfase em crítica cinematográfica, jornalismo impresso (Revista Pneus & Cia., Revista Ápice, Jornal Impressão, BH Notícias e Folha de Moeda) e assessoria de impresa (TRE-MG, Maestria Arte & Cultura, Festival de verão de Pedro Leopoldo, Editora Literato).

Downloads

Publicado

2012-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CRUZ, Ruleandson do Carmo; SILVEIRA, Júlia Gonçalves da. Redes Sociais Virtuais de Informação sobre Amor. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 3, n. 1, p. 146–167, 2012. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v3i1p146-167. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42375.. Acesso em: 19 abr. 2024.