Internet e Arquivologia: instituições arquivísticas, usuários e lei de acesso à informação

Autores

  • Anna Carla Almeida Mariz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v3i2p28-47

Palavras-chave:

Arquivologia, internet, arquivos públicos

Resumo

Breve abordagem sobre aspectos teóricos e técnicos que caracterizam os processos de transferência da informação difundida pelas instituições arquivísticas públicas brasileiras na internet. Para tal, foram empreendidas pesquisas empíricas com o objetivo de verificar as relações da internet com os arquivos públicos, com seus usuários e com a Lei de Acesso à Informação. Foram utilizadas consultas aos sites de instituições arquivísticas públicas brasileiras na internet e entrevistas com usuários de arquivos públicos. A transformação que a internet impõe à transferência da informação arquivística permite uma maior possibilidade de acesso pelos usuários, bem como uma maior visibilidade institucional e social da instituição arquivística. Porém, implica também em novos desafios na gestão da informação arquivística. Assim, a internet pode vir a reposicionar a instituição arquivística como espaço público de acesso e legitimação, mesmo com seus problemas e limites. A disponibilização dos acervos arquivísticos na rede redefine os horizontes de acesso à informação, amplia as possibilidades de transferência da informação arquivística, e consequentemente os direitos civis e políticos do cidadão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Carla Almeida Mariz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
    Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), Especialização em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 1991, onde além de docente da graduação é também Diretora da Escola de Arquivologia desde 2006 e pertence ao núcleo de professores fundadores do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos aberto em 2012.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Internet e Arquivologia: instituições arquivísticas, usuários e lei de acesso à informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 28–47, 2012. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v3i2p28-47. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/48652.. Acesso em: 28 mar. 2024.