Necessidades de Informação e Satisfação: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v3i2p102-123Palavras-chave:
Necessidades de informação, Satisfação dos usuários, Usuários da informação, Centros de informaçãoResumo
O presente trabalho tem como condição problematizadora uma questão que pode ser discutida a partir da seguinte pergunta: como se dá a relação entre necessidades de informação e satisfação dos usuários, considerando, em caráter particular, a atuação dos centros de informação? Tem como objetivo refletir, num primeiro plano sobre necessidades de informação e satisfação de usuários de forma particularizada e, num segundo plano, conceber as relações entre necessidades de informação e satisfação dos usuários contemplando perspectivas de atuação/relação entre centros de informação e usuários. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória por meio de uma revisão bibliográfica. Conclui-se que as necessidades de informação e o processo de satisfação dos usuários tem sido muito avaliados do ponto de vista tradicional (físico) e cognitivo, sendo necessário atentar para a construção de uma concepção do paradigma sócio-cognitivo e interacionista no âmbito das necessidades e satisfação que contribua para uma autonomia dos usuários da informação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.