A representação temática em documentos arquivísticos: o caso da indexação documental realizada pelos alunos de Arquivologia da UFPB

Autores

  • Márcio Bezerra Da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Dulce Elizabeth Lima de Sousa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Pablo Matias Bandeira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v3i2p124-141

Palavras-chave:

Arquivo, Representação Temática da Informação, Indexação, Norma Brasileira de Descrição Arquivística, NOBRADE

Resumo

A representação temática da informação apresenta instrumentos que almejam a facilitação no processo de sua recuperação e dentre estes destacamos a Indexação, ação proveniente da Biblioteconomia e que ainda encontra-se em processo de desenvolvimento técnico-prático na Arquivologia. Assim, este trabalho, fazendo uso da pesquisa bibliográfica, embasada em periódicos científicos, repositórios digitais e bibliografia especializada, busca apresentar, como estudo de caso, uma atividade de Indexação em documentos correntes arquivísticos, aplicada a turma de Representação Temática da Informação Arquivística II, do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Almeja também diferenciar documentos de Arquivos dos documentos de Bibliotecas e comparar os termos selecionados pelos alunos como indexadores com os procedimentos de indexação presentes na oitava área da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). Apresenta como resultante deste trabalho uma Política de Indexação e um Índice, ao qual, este último, posteriormente foi comparado aos termos presentes na NOBRADE, especialmente a oitava área. Acredita-se na criação de padrões aos Arquivos, levando-se em consideração a realidade e as necessidades da Instituição e dos seus usuários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Bezerra Da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
    Professor do Departamento de Ciência da Informação (DCI-UFPB). Doutorando em Ciência da Informação (UFBA). Mestre em Ciência da Informação (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia (UFPB). Tecnólogo em Processamento de Dados (ETVP-RJ).
  • Dulce Elizabeth Lima de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
    Bolsista de Iniciação Científica do CNPq/UFPB. Aluna do curso de Graduação em Arquivologia (UFPB).
  • Pablo Matias Bandeira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Bolsista de Iniciação Científica do CNPq/UFPB. Aluno dos cursos de graduação em Arquivologia e História (UFPB).

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

A representação temática em documentos arquivísticos: o caso da indexação documental realizada pelos alunos de Arquivologia da UFPB. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 124–141, 2012. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v3i2p124-141. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/48657.. Acesso em: 28 mar. 2024.