Luciano Floridi e os problemas filosóficos da informação: da representação à modelização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i1p3-25Palavras-chave:
Filosofia da informação, Floridi, Informação, Informação semântica, dadosResumo
No contexto da reconstrução crítica das concepções atuais acerca do conhecimento e da informação, este trabalho analisa a abordagem de Floridi dessa questão, através de seu mapa de problemas da Filosofia da Informação. Foram utilizados outros textos do autor, como o mapa da informação semântica, quando ajudavam a esclarecer seu ponto de vista. Considera-se que a opção pelo construtivismo, a subordinação da epistemologia à filosofia da informação e a rejeição da associação da informação com a representação, formam parte do esforço do autor para sustentar que a validação do conhecimento depende da informação, sendo que a validade da informação depende de processos de modelização baseados em dados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.