Recursos da Web 2.0 e suas contribuições na prática pedagógica do ensino de Biblioteconomia

Autores

  • Ronaldo Ferreira Araújo Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i1p163-181

Palavras-chave:

Web 2.0, Prática pedagógica, Twitter, Biblioteca 2.0

Resumo

aborda utilização de recursos da web 2.0 na prática pedagógica no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Relata a experiência desenvolvida durante a realização da disciplina “Informática aplicada à Biblioteconomia II” do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) durante o primeiro semestre do ano de 2011. O objetivo foi analisar a possibilidade de se utilizar recursos da web 2.0 como aportes metodológicos ao ensino da disciplina. Foi criada uma hastag para o acompanhamento e discussão da disciplina no Twitter. Por meio de busca manual no próprio Twitter e uso da Plataforma Topsy monitorou-se 514 mensagens compartilhadas pelos alunos e professor. Analisa a participação e engajamento dos alunos na disciplina por meio: da distribuição das mensagens por mês, dia da semana e horário do dia; da interatividade, verificada a partir dos mentions, replies, e retweets. Como resultado verificou-se uma aprendizagem distributiva e contínua na qual o assunto discutido ultrapassa as limitações espaço-temporal da sala de aula, com envolvimento ativo e exercício da autonomia por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

  • Ronaldo Ferreira Araújo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
    Doutorando em Ciência da Informação (UFMG)Professor do Curso de Biblioteconomia (UFAL)

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Publicado

2013-06-17

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira. Recursos da Web 2.0 e suas contribuições na prática pedagógica do ensino de Biblioteconomia. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 4, n. 1, p. 163–181, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i1p163-181. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/59107.. Acesso em: 24 maio. 2024.