Saber Poder: os agenciamentos da Ciência da Informação com a Biblioteconomia e Arquivologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i1p4-26Palavras-chave:
Palavras-chave Ciência da Informação, Biblioteconomia, ArquivologiaResumo
O presente artigo é uma reflexão inicial sobre as relações entre a ciência da informação com a biblioteconomia e a arquivologia. Parte do princípio de que diversas disciplinas precisam encontrar uma justificativa respaldadas na ciência. Enquanto “saber poder” a ciência da informação ofereceria a fundamentação teórica que serviria como validadora para a inserção dessas disciplinas na academia. No entanto, as relações de poder entre as ciências não são constituídas de forma unidirecional, pelo contrário existe um embate entre os saberes fundamentados em tradições e práticas diversas. Assim, ressaltando-se os aspectos institucionais da ciência da informação no Brasil, percebe-se uma aproximação imposta desde sua exterioridade, e a possibilidade de um diálogo em torno de tópicos de interesse comum.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.