Normalização na prática: um breve relato sobre normalização e a experiência do grupo Normalizadores

Autores

  • Mara Roxanne Souza Santos Bibliotecária formada em 2011, atuando na área de documentação, arquivística e normalização. Experiência em organização de acervos, normalização de TCC's e tratamento e organização documental. Aluna de Especialização em gestão de documentos e informações pela Wpós.
  • Denise Braga Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i1p151-165

Palavras-chave:

Normalização. Padronização de trabalhos acadêmicos.

Resumo

O presente trabalho relata, de maneira sucinta, sobre a utilização das normas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - no meio acadêmico. E a partir de experiências adquiridas a criação de um grupo voltado especificamente para as práticas de normalização de trabalhos acadêmicos. É exposto, de forma sucinta, como a atividade de normalização é essencial para a organização, acessibilidade e troca de informações entre pesquisadores, professores e alunos. Tendo sua utilização mais frequente durante o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs. Para o entendimento do público em geral, buscou-se um discurso de fácil compreendimento sobre as singularidades relacionadas da atividade de normalização. A estruturação de trabalhos acadêmicos é tratada correlacionada a assuntos relevantes como a comunicação científica, ABNT, o plágio e o direito autorial. É exposta a opinião de alguns alunos sobre normalização e suas dificuldades com esta. Por fim, é relatada a experiência do grupo Normalizadores, onde são desenvolvidas atividades inteiramente ligadas a normalização de trabalhos acadêmicos; além de disseminar a importância da normalização no ambiente acadêmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Braga Sampaio
    Formada em 2012. Experiência em normalização de TCC's, documentos jurídicos e organização de acervos.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Normalização na prática: um breve relato sobre normalização e a experiência do grupo Normalizadores. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 151–165, 2014. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i1p151-165. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64890.. Acesso em: 29 mar. 2024.