Entre exemplaridade e legalidade: o paradigma e a economia da inovação, um interstício epistemológico na Ciência da Informação.

Autores

  • Vinícios Souza de Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i2p92-111

Palavras-chave:

Paradigma. Inovação. Economia da Inovação. Ciência da Informação. Linguagem.

Resumo

O paradigma é puramente linguístico (paradeigma), um exemplo; se dá por analogia e entre singularidades. A episteme da legalidade baseia o paradigma em conformidades, em geral, numa relação de adequação (adequatio) universal-particular. O texto trata da tensão interpretativa entre a exemplaridade e a legalidade do paradigma e da inovação, com especial atenção para a teoria kuhniana em contraposição ao desdobramento interpretativo da economia da inovação, ambos com vultos discursivos na Ciência da Informação. No âmbito dos debates epistemológicos e econômicos da Ciência da Informação, coloca-se em questão a leitura regida pelos meios dinheiro e poder da economia da inovação, tendo como contraponto uma leitura político epistemológica do paradigma baseada na linguagem. Envolvida por esse interstício, o discurso da Ciência da Informação, por vezes, tende a ler e replicar o paradigma e a inovação como uma adequação (regula) estrutural, permanecendo latente aquilo que lhe é exemplar, a sua linguagem não sistêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícios Souza de Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ-ECO.

    Mestre em Ciência da Informação e Especialista em Filosofia contemporânea.

Downloads

Publicado

2014-09-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MENEZES, Vinícios Souza de. Entre exemplaridade e legalidade: o paradigma e a economia da inovação, um interstício epistemológico na Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 5, n. 2, p. 92–111, 2014. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v5i2p92-111. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/77924.. Acesso em: 17 abr. 2024.