Percepções conceituais sobre mediação da informação

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i1p93-108

Palavras-chave:

Mediação da informação. Ciência da Informação. Conceito. Conhecimento

Resumo

Discute perspectivas conceituais de mediação da informação. O presente estudo tem como condição problematizadora uma questão a partir da seguinte pergunta: como é possível identificar e propor um conceito de mediação no campo da Ciência da Informação? O objetivo deste estudo é investigar os conceitos de mediação e mediação da informação a partir de um diálogo entre algumas áreas do conhecimento das ciências sociais, visando à proposição de um conceito de mediação no campo da Ciência da Informação. A metodologia do estudo é constituída de uma pesquisa bibliográfica mediante um diálogo com autores/textos diversos que abordam conceitualmente a mediação da informação. Conclui-se que o conceito de mediação no campo da Ciência da Informação ainda está em pleno desenvolvimento podendo se constituir como conjunto construtivo de práticas de intervenção e interferências tipificada por elementos técnicos, pedagógicos e institucionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)
    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Downloads

Publicado

2015-04-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Percepções conceituais sobre mediação da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 93–108, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i1p93-108. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89731.. Acesso em: 29 mar. 2024.