Jornadas de Junho: uma leitura em quatro conceitos para a Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p5-19

Palavras-chave:

Jornadas de Junho, Informação, Rede, Afetos, Multidão

Resumo

O trabalho tem como objetivo contribuir para o entendimento das manifestações recentes no Brasil, as chamadas Jornadas de Junho. Nesta direção, faz-se um exercício teórico de discussão no campo da Ciência da Informação, empregando os conceitos de informação, rede, afetos e multidão, precisamente para dar conta de uma realidade que se revela desconcertante para os governos, para a grande mídia, para os agentes econômicos e para a própria sociedade. De um modo geral, o trabalho aponta para o peso das redes digitais na construção de estratégias infocomunicativas, orientadas para a ação política de indivíduos e de grupos, seja nas ruas e/ou na Internet. Em seu conjunto, essas singularidades que se encontram nas manifestações dão forma a uma multidão que encontra força nas redes digitais, onde potencializam ações na perspectiva da luta por melhores condições de vida no país, expressando o sentido político da informação

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rubens da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutorando em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ). M.Sc. em Planejamento do Desenvolvimento Regional (NAEA/UFPA). Esp. em Bibliotecas Universitárias (CSE/UFPA). Docente da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB/ICSA/UFPA)

Downloads

Publicado

2015-10-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERREIRA, Rubens da Silva. Jornadas de Junho: uma leitura em quatro conceitos para a Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 6, n. 2, p. 5–19, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p5-19. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89761.. Acesso em: 23 abr. 2024.