Práticas discursivas no cuidado com os corpos em Almodóvar: laços familiares atuais instituídos pelo sujeito feminino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p54-66Palavras-chave:
Análise fílmica, Michel Foucault, AlmodóvarResumo
Esta pesquisa tem por objetivo compreender a função do sujeito “feminino” nos filmes de Pedro Almodóvar. Recorremos para tanto, à teoria da análise do discurso de Michel Foucault (1995), em sua compreensão sobre “enunciado” e “formações discursivas”. Este texto expõe aspectos desse percurso teórico para lidar com as questões que se nos apresentavam inicialmente: o que eleger na análise de um acervo fílmico, uma vez que, em quase todos os textos, no caso, desse diretor, as mulheres se fazem presentes? Como selecionar e relacionar nas análises as cenas e/ou as sequências fílmicas, neste universo de imagens em movimento? No sentido exposto, debruçamo-nos inicialmente frente a dezesseis (16) dos dezoito filmes de Almodóvar, e desses, delimitamos três (3) para esta análise: “Tudo sobre minha mãe” (1999), “Fale com ela” (2002) e “Volver”(2006). Como resultado, foi observado à presença constante de um enunciado que permeou o trabalho: “a prática dos cuidados realizados por sujeitos femininos aos seus familiares”. Este enunciado, embora pareça comum, nos filmes desse diretor surpreende, pois ele está vinculado a formação de um discurso bastante atual: “as novas constituições familiares derivadas das práticas do cuidado feminino”
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