Necessidades de Informação e Satisfação: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v3i2p102-123

Palavras-chave:

Necessidades de informação, Satisfação dos usuários, Usuários da informação, Centros de informação

Resumo

O presente trabalho tem como condição problematizadora uma questão que pode ser discutida a partir da seguinte pergunta: como se dá a relação entre necessidades de informação e satisfação dos usuários, considerando, em caráter particular, a atuação dos centros de informação? Tem como objetivo refletir, num primeiro plano sobre necessidades de informação e satisfação de usuários de forma particularizada e, num segundo plano, conceber as relações entre necessidades de informação e satisfação dos usuários contemplando perspectivas de atuação/relação entre centros de informação e usuários. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória por meio de uma revisão bibliográfica. Conclui-se que as necessidades de informação e o processo de satisfação dos usuários tem sido muito avaliados do ponto de vista tradicional (físico) e cognitivo, sendo necessário atentar para a construção de uma concepção do paradigma sócio-cognitivo e interacionista no âmbito das necessidades e satisfação que contribua para uma autonomia dos usuários da informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
    Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenador do Projeto Modelo de Biblioteca Escolar (PMBE). Coordenador do Projeto de Monitoria em Epistemologia, Metodologia da Pesquisa e Estudo de Usuários (EUMEP).Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos teóricos, históricos, filosóficos e epistemológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação contemplando estudos sobre identidade, interdisciplinaridade, entre outros. Trabalha ainda com projetos sociais, especialmente a partir das bibliotecas escolares, comunitárias e populares, interagindo com diversos movimentos sociais e comunitários e concebendo suas concepções sociais, educativas e culturais. Tem atuado no ensino e pesquisa com projetos, disciplinas, palestras e cursos no contexto da ciência e metodologia da pesquisa. Apresenta também estudos e reflexões sobre usuários da informação.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Necessidades de Informação e Satisfação: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 102–123, 2012. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v3i2p102-123. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/48656.. Acesso em: 29 mar. 2024.