Leitura e práticas formadoras de leitores: percepções dos bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus da Região da Grande Florianópolis

Autores

  • Cristiano Sardá da Conceição Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gisela Eggert-Steindel Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88

Palavras-chave:

Leitura, Incentivo à leitura, Práticas de leitura, Formação de leitores, Institutos federais de educação, ciência e tecnologia

Resumo

O estudo apresenta um recorte do conceito de leitura expressado por bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), práticas formadoras de leitores e promoção da leitura nas bibliotecas dessa instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que utilizou questionário eletrônico enviado a 11 bibliotecários lotados nas bibliotecas do IFSC dos câmpus da região da Grande Florianópolis, com retorno de aproximadamente 90% desse universo de bibliotecários. No conceito destes bibliotecários, a leitura é um ato de interpretação e produção de sentidos, pressupondo que a leitura tem uma estreita relação entre informação e conhecimento na clave da leitura, quer de estudo, como a leitura de fruição ou lazer. Desenvolvem práticas de incentivo à leitura com atividades lúdicas sobre obras de literatura de ficção: roda de leitura, leitura e debates e sarau literário, e com divulgação do livro e da leitura: exposição de livros, indicação de obras literárias, troca-troca de livros, estante expositiva e estante permanente de destaque de obras literárias. Práticas estas criadas por estes profissionais da leitura e escrita, informação e conhecimento, no intuito de uma formação continuada de leitores e promoção da leitura reconhecendo a leitura como importante quesito para formação pessoal, acadêmica e profissional.

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Biografia do Autor

  • Cristiano Sardá da Conceição, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Mestrando em Gestão de Unidades de Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

  • Gisela Eggert-Steindel, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2021-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONCEIÇÃO, Cristiano Sardá da; EGGERT-STEINDEL, Gisela. Leitura e práticas formadoras de leitores: percepções dos bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus da Região da Grande Florianópolis. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 12, n. 2, p. 70–88, 2021. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/179782.. Acesso em: 25 abr. 2024.