Letramento informacional e o trabalho do bibliotecário frente às demandas e necessidades informacionais dos estudantes das bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v11i2p121-141

Palavras-chave:

Letramento informacional, Educação de usuário, Estudo de usu´ário, Bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santo, Bibliotecário, Ação educativa

Resumo

Busca identificar o papel do bibliotecário no desenvolvimento do letramento informacional de estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) frente às necessidades e demandas de informações. A pesquisa acadêmica foi classificada como descritiva, estabelecendo em seu desenho o estudo de caso como método. Instituiu-se como recorte de pesquisa duas bibliotecas que contemplassem condições e realidades socioculturais e demográficas diversificadas de estudantes e a análise dos dados empíricos por meio dos métodos quantitativo e qualitativo, tendo como enfoque de análise os estudantes e os bibliotecários pertencentes a essas bibliotecas. Como resultado, verificou-se que os bibliotecários entrevistados possuem conhecimento da importância do letramento informacional e desenvolvem algumas atividades, quando há demanda dos usuários. Foi também averiguado que não há o planejamento de estudo de usuários e de ações específicas para todos os públicos que visam o letramento informacional, bem como de trabalho integrado entre dirigentes, equipe pedagógica, professores e bibliotecários. Depreende-se pela pesquisa que tais ausências têm como pano de fundo o fato da equipe pedagógica e professores desconhecerem o papel educativo do bibliotecário, além da ausência de atividades integradas entre os professores e bibliotecários, tendo como objetivo comum melhorar de forma efetiva o desenvolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Quanto aos estudantes, a contribuição valorosa nas respostas traz luz ao caminho que ainda precisa ser percorrido pelo bibliotecário para o desenvolvimento do letramento informacional direcionado ao segmento discente.

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Biografia do Autor

  • Kelly Rita de Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

    Bibliotecária/Documentalista no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, Brasil.

  • Ligia Maria Moreira Dumont, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil.

    Professora titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil

Referências

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Letramento informacional e o trabalho do bibliotecário frente às demandas e necessidades informacionais dos estudantes das bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 121–141, 2020. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v11i2p121-141. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/165620.. Acesso em: 28 mar. 2024.