Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193

Palavras-chave:

Cientometria, Examinadores, Programa de Pós-Graduação, Dissertações e teses, Redes de colaboração

Resumo

A formação de bancas examinadoras para avaliar dissertações e teses é um requisito do processo de titulação de mestres e doutores no Brasil. A definição da composição requer tempo e dedicação de orientandos, orientadores e membros dessas comissões avaliativas, havendo motivações objetivas e subjetivas. O objetivo desta pesquisa foi investigar fatores influenciadores dos processos de escolha desses componentes motivacionais. Para isso, estudaram-se as dinâmicas de colaboração e organização de redes dos membros dessas comissões em trabalhos submetidos ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU), entre 2000 a 2018. Assim, a coleta dos documentos ocorreu via página eletrônica do Repositório Institucional (RI/UFU) e por meio de dados acadêmicos de docentes registrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir desses levantamentos, foram produzidos quadros, tabelas, gráficos e grafos que subsidiaram as análises. Constatou-se que a rede de colaboração em questão é baseada em vínculos originados na área da Geografia e composta por docentes e/ou pesquisadores de universidades localizadas no estado de Minas Gerais. Observou-se, por fim, não haver influência de relações, entre orientadores e examinadores, estabelecidas durante sua formação acadêmica.

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Biografia do Autor

  • Kelma Patrícia de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

    Bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

  • João de Melo Maricato, Universidade de Brasília

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo.

    Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB).

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Publicado

2021-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 173–193, 2021. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/181945.. Acesso em: 28 mar. 2024.