Mediação da leitura com o idoso: perspectivas a partir da literatura científica da Ciência da Informação

Autores

  • Fausto José Silva Calheira Universidade Federal da Bahia
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p109-125

Palavras-chave:

Mediação da informação, Mediação da leitura, Idoso

Resumo

A população idosa tem crescido cada vez mais. Esse fenômeno é oriundo de diferentes fatores, dentre eles, o aumento da expectativa de vida e o avanço da Medicina. Com base nessas inferências, é necessário adotar práticas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida na terceira idade. O ato de ler e sua dinâmica possibilitam que os idosos possam formar novos conceitos sobre o mundo em que vivem, sobretudo, o papel que desempenham na sociedade e na família. Dessa maneira, a mediação da leitura torna-se relevante ao proporcionar bem-estar e ajudar os idosos a superarem problemas de comunicação e de interação. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar, com base na literatura da Ciência da Informação, como a mediação da leitura ao ser realizada de maneira consciente pode contribuir com a vida sociocultural do idoso. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se pauta nos estudos da Ciência da Informação sobre a mediação da leitura voltada aos idosos. Considerando as reflexões apresentadas sobre a mediação da leitura, entende-se que ela é sobremaneira importante na vida dos idosos e pode colaborar para o processo de inclusão social e bem-estar. Constatou-se também que a mediação consciente da leitura pode colaborar com a qualidade de vida do idoso, trazendo benefícios para o biopsicossocial desses sujeitos.

 

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Biografia do Autor

  • Fausto José Silva Calheira, Universidade Federal da Bahia

    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Brasil.

    Bibliotecário da Escola SESI – Candeias, Brasil.

  • Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Brasil.

    Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Brasil.

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Publicado

2021-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mediação da leitura com o idoso: perspectivas a partir da literatura científica da Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 109–125, 2021. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p109-125. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/183800.. Acesso em: 29 mar. 2024.