Narrativas sensoriais em projetos de memória organizacional: uma possibilidade em estratégias de comunicação institucional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i1p1-22Palavras-chave:
Narrativas sensoriais, Memória organizacional, Comunicação institucionalResumo
Narrativas sensoriais estão expostas neste trabalho como alternativa estratégica, para efetividade, em projetos de comunicação institucional de memória das organizações. O percurso desta proposta passa pela compreensão de conceitos basilares das organizações, as quais têm na comunicação todos seus processos operacionais, desde sua constituição, desenvolvimento e eventual desaparecimento. Estudamos a complexidade das dimensões da cultura organizacional, destacando elementos constituintes: ritos, rituais, mitos e heróis organizacionais. Aborda-se a relevância da comunicação institucional estratégica e a identidade corporativa, bem como suas muitas conexões também foram evidenciadas. Observamos que há caminhos possíveis na comunicação institucional de memória, destacando a relevância e emergência das narrativas de experiência, especialmente no que concerne à comunicação sensorial, em projetos de memória. Por fim, foram elencadas narrativas sensoriais concretas a partir de algumas peças de comunicação institucional de memória organizacional de empresa premiada pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
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- 2023-05-03 (2)
- 2023-05-03 (1)
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