Narrativas sensoriais em projetos de memória organizacional: uma possibilidade em estratégias de comunicação institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i1p1-22

Palavras-chave:

Narrativas sensoriais, Memória organizacional, Comunicação institucional

Resumo

Narrativas sensoriais estão expostas neste trabalho como alternativa estratégica, para efetividade, em projetos de comunicação institucional de memória das organizações. O percurso desta proposta passa pela compreensão de conceitos basilares das organizações, as quais têm na comunicação todos seus processos operacionais, desde sua constituição, desenvolvimento e eventual desaparecimento. Estudamos a complexidade das dimensões da cultura organizacional, destacando elementos constituintes: ritos, rituais, mitos e heróis organizacionais. Aborda-se a relevância da comunicação institucional estratégica e a identidade corporativa, bem como suas muitas conexões também foram evidenciadas. Observamos que há caminhos possíveis na comunicação institucional de memória, destacando a relevância e emergência das narrativas de experiência, especialmente no que concerne à comunicação sensorial, em projetos de memória. Por fim, foram elencadas narrativas sensoriais concretas a partir de algumas peças de comunicação institucional de memória organizacional de empresa premiada pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Downloads

Publicado

2023-05-03 — Atualizado em 2023-05-03

Versões

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

Narrativas sensoriais em projetos de memória organizacional: uma possibilidade em estratégias de comunicação institucional. (2023). Interfaces Da Comunicação, 1(1), 1-22. https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i1p1-22