Quando Paulo Freire e o Marco Legal da Primeira Infância dialogam: novas narrativas de comunicação de direitos e emancipação de vozes de crianças no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i1p1-16Palavras-chave:
Primeira Infância, Direito à Comunicação, Cidadania, Emancipação, Práxis FreirianaResumo
O presente trabalho apresenta um diálogo entre os pressupostos da comunicação e educação voltados para o empoderamento e emancipação propostos pelo educador Paulo Freire e o Marco Legal da Primeira Infância Brasileira, Lei nº 13.257/2016, destinado a crianças de zero a seis anos de idade, e que, entre muitos direitos, elegeu o direito à comunicação como direito humano universal e núcleo para o desenvolvimento de novas narrativas, cidadania e emancipação de crianças, as quais passam a se compreender como sujeitos de direito, conscientes dos valores da participação, do protagonismo e do pertencimento, em uma ambiência normativa e pragmática para o exercício e a consolidação de ações políticas.
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