Identidade cultural e inteligência artificial: uma análise das imagens de festas populares brasileiras geradas pela plataforma Midjourney

Autores

  • Diogo Cortiz da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Leonardo Braga Nobre Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Tatiana Amaral Silva Ladeia Universidade Estadual de Santa Catarina
  • Luís Eduardo Alonso Viegas Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i2p85-106

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Identidade cultural, Festas populares, Cultura brasileira, Midjourney

Resumo

A inteligência artificial tem desempenhado um papel de mudança significativa na sociedade atual. O objetivo deste trabalho é analisar se os sistemas de inteligência artificial generativa, em especial o Midjourney, capturam e recriam, de forma autêntica, as representações culturais. A metodologia adotada foi a semiótica de Peirce, a escolha se deu porque a semiótica pode auxiliar nos mecanismos de construção dos significados. Os resultados obtidos mostram que os sistemas de inteligência artificial generativa ainda não conseguem, quando se trata de representação cultural, ser fiéis aos elementos da identidade cultural. Dessa forma, conclui-se que os sistemas, ao gerarem conteúdo digital sobre as festividades pesquisadas, não conseguem eliminar o viés e acabam construindo imagens que não as representam.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

Identidade cultural e inteligência artificial: uma análise das imagens de festas populares brasileiras geradas pela plataforma Midjourney. (2023). Interfaces Da Comunicação, 1(2), 85-106. https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i2p85-106