Foco e Escopo

A Revista de Italianística, com números temáticos alternados dedicados respectivamente à língua e à literatura italianas, é uma publicação que se apresenta como meio de divulgação da produção científica de pesquisadores, nacionais e estrangeiros, ligados à área de Italianística. A Revista de Italianística poderá ter números monográficos a critério do Conselho Editorial.

É uma publicação semestral da Área de Língua, Literatura e Cultura Italianas e Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

A Revista de Italianística aceita trabalhos inéditos sob a forma de ensaios, artigos, traduções e resenhas de interesse voltado para o estudo da Língua, da Literatura e Cultura italianas e suas áreas correlatas, notadamente as questões da imigração italiana no Brasil e as relações culturais entre Itália e Brasil.

Os artigos poderão ser submetidos ao Conselho a qualquer tempo, independentemente das chamadas em andamento.

Os textos podem ser redigidos em italiano ou português, e deverão trazer também título, resumo e palavras-chave em inglês. Os textos enviados devem observar as normas editoriais, caso contrário serão recusados.

Todos os artigos encaminhados para publicação serão submetidos à aprovação de pelo menos dois membros do Conselho Editorial.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista adota o modelo de avaliação por pares duplo-cego (double blind review)

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Diretórios e fontes de Indexação

Diadorimhttp://diadorim.ibict.br/handle/1/1275

Histórico do periódico