Mapeamento dos municípios com ensino de italiano em escolas públicas

Autores

  • Fernanda Ortale Universidade de São Paulo
  • Fábio Jorge de Almeida Zorzan Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p121-144

Palavras-chave:

mapeamento dos municípios do Brasil, ensino de italiano, escolas públicas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento dos municípios do Brasil que possuem ensino de italiano em escolas públicas, mas primeiramente tratamos dos documentos oficiais que regulamentam o papel das línguas estrangeiras na Educação Básica. Embora tenhamos realizado um levantamento da situação em cada estado do Brasil, reconhecemos que os dados obtidos podem não cobrir toda dimensão territorial de nosso país. A análise dos dados nos permite afirmar, primeiramente, que há um conhecimento parcial, por parte de órgãos e instituições, acerca da realidade do ensino de italiano em contexto público; em segundo lugar, que, de forma surpreendentemente positiva, o ensino de italiano está presente não apenas nas escolas públicas no sudeste e no sul, mas também em outras regiões do país

Biografia do Autor

  • Fernanda Ortale, Universidade de São Paulo
    é mestre e doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Desde 2008 é professora da Área de Língua e Literatura Italiana da USP (Universidade de São Paulo) e desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores de italiano, processo ensino/aprendizagem de línguas e construção do discurso didático
  • Fábio Jorge de Almeida Zorzan, Universidade de São Paulo
    graduou-se em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006), cursou o Master in Didattica dell’Italiano LS na Università Ca’ Foscari de Veneza (2008) e é atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo (Bolsista do CNPq)

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Publicado

2013-12-13

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Ortale, F., & Zorzan, F. J. de A. (2013). Mapeamento dos municípios com ensino de italiano em escolas públicas. Revista De Italianística, 2(26), 121-144. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p121-144