Berlusconi Non Ha Inventato Nulla: Boccaccio e l’Arcitaliano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i29p190-199Palavras-chave:
Ciappelletto, Arquitaliano, Hiperitaliano, Comércio, Religião, Corpo do chefe, Sociedade do espetáculoResumo
O ensaio identifica na literatura e história italianas o arquétipo do Arquitaliano ou hiperitaliano, como figuras do exagero e do excesso dentro de um suposto caráter nacional. Com o personagem de Ser Ciappelletto, protagonista da primeira e estratégica novela do grande livro deste autor, o escritor exemplifica essa modalidade de comportamento excessivo, diante do pano de fundo de um afresco dos dois máximos sistemas nos quais se fundamenta o universo tardo-medieval e pré-capitalista europeu: o comércio e a religiãoReferências
ARENDT, H. Eichmann in Jerusalem. A report on the banality of evil. New York: The New Yorker, 1963.
ASOR ROSA, A. Genus italicum. Saggi sull’identità letteraria italiana nel corso del tempo. Torino: Einaudi, 1997.
BELPOLITI, M. Il corpo del capo. Milano: Guanda, 2009.BOCCACCIO, G. Decameron. v. 1. A cura di Vittore Branca. Torino: Einaudi, 1992.
DE LA BOETIE, E. Discorso sulla servitù volontaria. Firenze: Chiarelettere, 2011.DEBORD, G. La société du spectacle. Paris: Buchet-Chastel, 1967.
LEOPARDI, G. Poesie e prose. v. 2. Prose. Milano: Mondadori, 1988.LUTTAZZI, S. Il corpo del Duce. Un cadavere tra immaginazione, storia e memoria. Torino: Einaudi, 1998.
NORA, P. (a cura di) Les lieux de mémoire. v. 1. Paris: Gallimard, 1997.ORIGO, I. La mercatura. In: Il mercante di Prato. La vita di Francesco Datini nel nome di Dio e del gaudagno. Milano: Rizzoli, 1980.
PAZZAGLIA, M. Dal Medioevo all’Umanesimo. Testi e critica con lineamenti di storia letteraria. Bologna: Zanichelli, 1997.
TERLIZZI, F. P. La circolazione delle “tre corone” nel tardo Medioevo. In: LUZZATTO, S.; PEDULLA’, G. (a cura di). Atlante della letteratura italiana. v. 1. Torino: Einaudi, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Italianística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista retém os direitos patrimoniais dos artigos e os publica simultâneamente sob uma Licença Creative Commons-Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações.