O italiano jurídico no Brasil: uma pesquisa

Autores

  • Maria Cecilia Casini Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
  • Quézea Regina Albolea Mastelaro Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i32p80-93

Palavras-chave:

Italiano jurídico, Fins específicos, Ensino do italiano

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa realizada acerca do ensino do italiano jurídico no Brasil, que partiu de uma análise dos manuais didáticos de italiano para juristas e das propostas de cursos realizadas com alunos lusófonos que atuam na área jurídica. Iniciamos discorrendo brevemente sobre o surgimento, na Itália, do uso do “vulgar” em documentos jurídicos e do desenvolvimento da língua através do tempo, até assinalar a importância da língua italiana para quem estuda Direito no Brasil. A partir da análise dos livros didáticos especializados, realizamos um curso para o perfil de alunos indicado nesses manuais (nível intermediário), com o intuito de investigar na prática facilidades e dificuldades dos estudantes ao usá-los. Partindo dos resultados desse primeiro curso, projetamos um novo curso para iniciantes absolutos no idioma, trabalhando as quatro habilidades (ouvir, entender, ler e escrever) de forma integrada, com base nos estudos de Balboni (2010), em que os alunos estudaram tanto a língua comum como a língua de especialidade. Para a realização desta pesquisa, partimos dos trabalhos pioneiros realizados por Candido et al. (1977), e naqueles de Celani et al. (2009) e Mordente e Ferroni (2011a; 2011b), e trouxemos nossas observações que esperamos possam contribuir para a expansão da pesquisa na área do italiano com fins específicos.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Casini, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Formada em Letras pela Universidade de Florença (Itália), especialista em História do Espetáculo, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH/SP e pós-doutora pela Universidade de Nápoles (Itália). Docente de Língua Italiana no DLM da FFLCH/USP. Desenvolve pesquisas sobre a Literatura Medieval e Renascentista italianas; literatura clássica e a formação do cânone literário; história da língua literária italianas; literatura comparada. Dirige o grupo de pesquisa “A tradição literária italiana”; é vice-líder do grupo de pesquisa “Estudos linguísticos aquisição/aprendizagem do italiano como língua estrangeira”. É membro da ABPI e da AIPI. É membro diretivo da SILFI.

Quézea Regina Albolea Mastelaro, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre e Doutoranda em Língua Italiana na USP, atua como professora de língua italiana desde 1996. Possui graduação em Direito e é especialista no ensino do italiano jurídico. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na didática do italiano.

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

Casini, M. C., & Mastelaro, Q. R. A. (2016). O italiano jurídico no Brasil: uma pesquisa. Revista De Italianística, (32), 80-93. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i32p80-93

Edição

Seção

Artigos