Storia "interna" e storia "esterna" dei testi: copertine di romanzi in Italia e in Brasile

Autores

  • Lucia Wataghin Universidade de São Paulo
  • Sara Debenedetti Escola Italiana Eugênio Montale (SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i33p69-83

Palavras-chave:

paratexto, capas, tradução

Resumo

O artigo propõe considerações sobre a função das capas – parte da história “externa” das obras – de uma série de romances de autores da Einaudi, como Pavese, Ginzburg, Calvino e Levi, publicados também em tradução brasileira. Comparar as capas dos mesmos romances nos dois países estimula reflexões sobre sua função como elementos das estrategias editoriais de venda e como espelho do contexto social e cultural da recepção das obras.

Biografia do Autor

  • Lucia Wataghin, Universidade de São Paulo
    É formada em Lingue e Letterature Straniere Moderne pela Università degli Studi di Genova, Mestre em Língua e Literatura Italiana, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada e Livre Docente em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo. É professora de Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo. É uma das coordenadoras do Grupo de pesquisa “Literatura Italiana Traduzida”, um projeto iniciado em 2010, em uma cooperação USP/UFSC. Publicou artigos e ensaios na área dos estudos de literatura italiana, das relações Itália/Brasil, da recepção e da tradução da literatura italiana no Brasil e organizou edições em tradução brasileira de poesia de Giuseppe Ungaretti, Dino Campana, Umberto Saba.
  • Sara Debenedetti, Escola Italiana Eugênio Montale (SP)
    Formada em filosofia pela Universidade de Turim, Mestre em Língua e Literatura Italiana e Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Pesquisadora de literatura italiana contemporânea. Professora de língua e literatura italiana na Escola italiana Eugenio Montale (SP). É membro do grupo de pesquisa Literatura Italiana Traduzida no Brasil, promovido pela UFSC e pela USP.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Storia "interna" e storia "esterna" dei testi: copertine di romanzi in Italia e in Brasile. (2017). Revista De Italianística, 33, 69-83. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i33p69-83