Storia "interna" e storia "esterna" dei testi: copertine di romanzi in Italia e in Brasile

Autores

  • Lucia Wataghin Universidade de São Paulo
  • Sara Debenedetti Escola Italiana Eugênio Montale (SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i33p69-83

Palavras-chave:

paratexto, capas, tradução

Resumo

O artigo propõe considerações sobre a função das capas – parte da história “externa” das obras – de uma série de romances de autores da Einaudi, como Pavese, Ginzburg, Calvino e Levi, publicados também em tradução brasileira. Comparar as capas dos mesmos romances nos dois países estimula reflexões sobre sua função como elementos das estrategias editoriais de venda e como espelho do contexto social e cultural da recepção das obras.

Biografia do Autor

Lucia Wataghin, Universidade de São Paulo

É formada em Lingue e Letterature Straniere Moderne pela Università degli Studi di Genova, Mestre em Língua e Literatura Italiana, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada e Livre Docente em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo. É professora de Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo. É uma das coordenadoras do Grupo de pesquisa “Literatura Italiana Traduzida”, um projeto iniciado em 2010, em uma cooperação USP/UFSC. Publicou artigos e ensaios na área dos estudos de literatura italiana, das relações Itália/Brasil, da recepção e da tradução da literatura italiana no Brasil e organizou edições em tradução brasileira de poesia de Giuseppe Ungaretti, Dino Campana, Umberto Saba.

Sara Debenedetti, Escola Italiana Eugênio Montale (SP)

Formada em filosofia pela Universidade de Turim, Mestre em Língua e Literatura Italiana e Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Pesquisadora de literatura italiana contemporânea. Professora de língua e literatura italiana na Escola italiana Eugenio Montale (SP). É membro do grupo de pesquisa Literatura Italiana Traduzida no Brasil, promovido pela UFSC e pela USP.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Wataghin, L., & Debenedetti, S. (2017). Storia "interna" e storia "esterna" dei testi: copertine di romanzi in Italia e in Brasile. Revista De Italianística, (33), 69-83. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i33p69-83

Edição

Seção

Artigos