O desenvolvimento da autonomia discente nas aulas de italiano como língua adicional

Autores

  • Daniela Aparecida Vieira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i36p5-16

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Italiano como língua adicional, Autonomia discente

Resumo

Segundo Freire (1996), Mezzadri (2003) e Kumaravadivelu (2006), um dos principais escopos do processo de ensino-aprendizagem é promover a autonomia dos alunos. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar reflexões, de caráter teórico e prático, sobre a importância do desenvolvimento da autonomia discente nas aulas de italiano como língua adicional. No que concerne aos aspectos teóricos, serão tratadas algumas definições de autonomia em âmbito didático-pedagógico. Em seguida, serão abordadas as noções de língua estrangeira, segunda língua e língua adicional, procurando-se explicar por que, neste texto, optou-se pelo último termo. Quanto aos aspectos práticos, serão mostrados alguns dados de um estudo de caso realizado no primeiro semestre de 2015 em uma sala de aula do Italiano no Campus, curso de extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A análise dos dados, realizada à luz dos postulados teóricos tratados neste artigo, parece indicar que, durante as aulas, os estudantes puderam construir conhecimentos na e sobre a língua italiana e, ao mesmo tempo, refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem linguística, o que provavelmente contribuiu para os discentes se tornarem mais autônomos.

Biografia do Autor

  • Daniela Aparecida Vieira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Daniela Aparecida Vieira é doutora e mestra em Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas) pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduada em Letras (Italiano-Português) pela USP. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Lecionou italiano em cursos de extensão universitária na USP por quatro anos e na PUC-SP por dois anos. Atua como professora de educação infantil na rede pública municipal de ensino de São Paulo desde 2002 e dá aulas particulares de italiano e português desde 2005.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O desenvolvimento da autonomia discente nas aulas de italiano como língua adicional. (2018). Revista De Italianística, 36, 5-16. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i36p5-16