Insumo e autoria na produção de material didático de italiano como língua de herança
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i36p47-57Palavras-chave:
Produção de material didático, Italiano como língua de herança, Direitos autorais, Pedrinhas PaulistaResumo
Neste artigo relatamos o processo de produção de um material didático para o ensino de italiano como língua de herança que está sendo desenvolvido na comunidade de Pedrinhas Paulista, localizada no interior de São Paulo. Para isso, explicitamos as etapas de produção deste material e a configuração básica das unidades didáticas, dando uma dimensão de suas especificidades. Em seguida, levantamos algumas questões relativas aos insumos que têm sido utilizados na sua composição e o que precisa ser feito para garantir os seus direitos autorais. Em virtude disso, apresentamos os tipos de licenças que protegem os conteúdos que encontramos, principalmente daqueles retirados da internet. Nesta trajetória recorremos a autores que estudaram a produção de materiais didáticos, o ensino de italiano como língua de herança, e os insumos autênticos e suas precedências.
Downloads
Referências
CREATIVE COMMONS BRASIL. “Licenças”. Disponível em: <https://br.creativecommons.org/licencas/>. Acesso em: 03/05/2018.
FORNASIER, R. M. L. A produção de material didático para o ensino de italiano como língua de herança na perspectiva pós-método. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Italianas). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2018.
LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, V. J. (Org.) Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2007, p. 15-41.
ORTALE, F.L.; CORRIAS, V.; FORNASIER, R.M.L. Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista. Revista Letras Raras, Campina Grande, 2017, v. 6, n. 2, p. 72-86.
SOUZA, R. F. Implicações do uso de material didático livre em contexto formal de ensino-aprendizagem de italiano como LE/L2: A perspectiva dos problemas de ensino. Tese (Doutorado em Língua, Literatura e Cultura Italianas). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2016.
TOMLINSON, B. Materials development for language learning and teaching. Language Teaching. Cambridge, v.45: 2012. Disponivel em: <https://www.cambridge.org/core/journals/language-teaching/article/materials-development-for-language-learning-and-teaching/AB9B247D6CDA981F0E3BDCD8FC3DBE36>. Acesso em: 06/04/2018.
VIEIRA, D. A. A didatização de materiais autênticos para o ensino do italiano como língua estrangeira. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Italianas). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista retém os direitos patrimoniais dos artigos e os publica simultâneamente sob uma Licença Creative Commons-Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações.