Leitura e interculturalidade no ensino de italiano como língua estrangeira no Centro de Línguas (Celin) da UFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p113-131

Palavras-chave:

Leitura, Interculturalidade, Língua italiana, Celin

Resumo

O presente artigo analisa três livros de leitura, utilizados pelos alunos do nível III (A2) no Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir da análise, propõe-se uma prova oral e uma atividade complementar online para um dos livros. Os três livros analisados são: Un Giorno Diverso, Il Manoscritto di Giotto (ambos de leitura graduada) e Alberto Moravia (livro de literatura adaptada), todos da editora Edilingua, classificados como A2-B1 segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Para realizar a análise, foi considerado o contexto de uso desses livros de leitura e também o material didático utilizado pelos alunos do curso de italiano no Celin. Foram investigados os campos semânticos, os aspectos interculturais e o conteúdo linguístico dos três livros de leitura e do livro didático. A partir das conclusões, foi escolhido o livro de literatura adaptada, Alberto Moravia, e foi elaborada uma prova oral e uma atividade complementar online para esse livro, ambas apoiadas na abordagem intercultural (KRAMSCH, 1993, 2017).

Biografia do Autor

  • Luciana Lanhi Balthazar, Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Letras Italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2016). Em 2005 concluiu um Master em didática do ensino da língua italiana a estrangeiros pela Universidade Ca Foscari de Veneza. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, área italiano, da Universidade Federal do Paraná. Vice-diretora do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) e Coordenadora do Italiano no Celin (UFPR).

  • Brígida Adele Menegatti, Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Atualmente é mestranda em Letras, na área de Linguística Aplicada e cursa Letras Italiano e Português na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professora de italiano, atuou como pesquisadora no Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR e ministra aulas no Centro Europeu (Curitiba-PR). Atriz profissional desde 1998, com experiência artística na Itália, Cuba, Grécia e Brasil

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Balthazar, L. L., & Menegatti, B. A. (2021). Leitura e interculturalidade no ensino de italiano como língua estrangeira no Centro de Línguas (Celin) da UFPR. Revista De Italianística, 42, 113-131. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p113-131