A linguagem do futebol no ensino de italiano: análise de livros didáticos e proposta de glossário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p132-157

Palavras-chave:

Italiano, Futebol, Lexicografia, Fraseologia, Ensino de LE

Resumo

O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo e os termos relativos a ele estão presentes nos livros didáticos em italiano como língua estrangeira. Este trabalho tem como objetivo apresentar parte da pesquisa realizada para a elaboração de um glossário de termos do futebol em italiano para fins didáticos. Inicialmente, contextualiza o tema, relacionando a importância desse esporte para brasileiros e italianos, na sequência apresenta o aporte teórico de estudos em Lexicografia, Terminologia, Fraseologia e didática de línguas estrangeiras, a partir de Aubert (2001), Autelli (2015), Balboni (1994, 1998), Bevilacqua (1998, 2005), Biderman (2001), Krieger (2004), Tagnin (2013), Zucchi (2010), entre outros, além de estudos sobre a linguagem do futebol (GALLI, 2011; MATTOS, 2002; QUEIROZ, 2005) e, enfim, apresenta a metodologia empregada e parte dos resultados. Foram selecionados dezoito livros didáticos de italiano como língua estrangeira elaborados e editados na Itália entre os anos de 1998 e 2018. A partir desse corpus, foram identificadas as ocorrências de termos e fraseologismos relacionados com o universo futebolístico em unidades didáticas totalmente dedicadas a esse esporte ou em textos e exercícios relativos a esporte ou lazer. A análise resultou em 451 diferentes registros de termos e fraseologismos que formaram a nomenclatura do glossário. Neste artigo, apresentamos a metodologia empregada e uma amostra do glossário.

Biografia do Autor

  • Beatriz Anastacia Dállia Martins, Universidade de São Paulo

    Beatriz Anastacia Dállia Martins possui graduação em Letras: português-italiano (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2008), Pós-Graduação: Especialização (Lato sensu) em Língua Italiana e Tradução/Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2010) e Mestrado (Stricto sensu) em Letras, PPG Língua, Literatura e Cultura Italianas, Universidade de São Paulo, USP (2020). 

  • Angela M. T. Zucchi, Universidade de Sâo Paulo

    Angela M. T. Zucchi possui graduação em Letras: português-espanhol-italiano (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1993), Pós-Graduação: (Lato sensu) em Didática da Língua Italiana, Università per gli Stranieri di Siena (1997), Mestrado em Letras, PPG Língua, Literatura e Cultura Italianas (2002) e Doutorado em Letras, PPG Semiótica e Linguística Geral (2010), Universidade de São Paulo, USP. Fez estágio pós-doutoral na Università degli Studi di Torino (2014).

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martins, B. A. D., & Zucchi, A. M. T. (2021). A linguagem do futebol no ensino de italiano: análise de livros didáticos e proposta de glossário . Revista De Italianística, 42, 132-157. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p132-157