A Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p176-189

Palavras-chave:

Formação de professores, Pós-Método, Política e ensino de línguas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições da Pedagogia Pós-Método para o ensino e a formação de professores de línguas. Argumenta-se que a referida teoria, proposta por Kumaravadivelu, está inserida tanto no âmbito dos estudos que enunciam princípios do processo de ensino-aprendizagem de línguas, quanto no das pesquisas que denunciam a função colonizadora do método e que consideram a busca por justiça social como um dos principais papéis da Educação. O presente artigo está dividido em quatro partes. Na introdução, apresenta-se uma discussão sobre método e a importância de compreender – a fim de evitar equívocos – o significado desse conceito para o Pós-Método. Em seguida, contextualiza-se o surgimento da pedagogia Pós-Método, dialogando com estudos que contribuíram para elaborar as bases de uma visão crítica sobre o método. Na terceira parte, são expostos os princípios, parâmetros e macroestratégias que compõem a teoria proposta pelo estudioso indiano. Por fim, são retomadas as principais ideias do texto, relacionando-as a aspectos fundamentais da formação crítica de professores.

Biografia do Autor

  • Fernanda Ortale, Universidade de São Paulo

    Fernanda Ortale é doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e professora da área de Língua Italiana da Universidade de São Paulo.  Suas pesquisas concentram-se no ensino e formação de professores de língua estrangeira e de italiano como língua de herança.

  • Solange Aparecida Cavalcante Ferri, Universidade de São Paulo

    Solange Aparecida Cavalcante Ferri, mestranda no programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo. Graduada em Letras e Jornalismo. Professora de Italiano no projeto

  • Marcos Airam Ribeiro e Silva, Universidade de São Paulo

    Marcos Airam Ribeiro e Silva, mestrando no programa de Pós-Graduação Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo, Graduado em Letras, português e italiano. Atua na área de ensino de italiano como língua estrangeira

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ortale, F. L. ., Ferri, S. A. C. ., & Silva, M. A. R. e. (2021). A Pedagogia Pós-Método: o ensino de línguas como compromisso político para além da sala de aula: . Revista De Italianística, 42, 176-189. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p176-189