A sala de aula invertida e o lúdico no ensino remoto de italiano: atividades propostas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p92-112

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino remoto, Sala de aula invertida, Ludicidade, Engajamento

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as propostas de atividades que possibilitaram a interação dos alunos inscritos no projeto de extensão Italiano per Tutti, realizado em modalidade remota, durante dois semestres. O curso ofertado foi dividido entre aulas síncronas, via plataforma Zoom, e aulas assíncronas, construídas e disponibilizadas no Ambiente Virtual Moodle. As aulas abordaram, além de noções básicas da língua italiana, temáticas (inter)culturais. Os princípios norteadores basearam-se nas Metodologias Ativas (VALENTE, 2014), com ênfase na Sala de Aula Invertida (BERGMANN, 2016; LACERDA, 2018) e na utilização do lúdico (PESSOLANO, 2018) a fim de que as atividades propostas pudessem instigar os alunos a participarem de maneira mais ativa do processo de aprendizagem (SILVA, 2004). Buscou-se evidenciar tais atividades visando a elaboração e a utilização na prática, bem como a reflexão sobre a importância do lúdico no ensino remoto.

Biografia do Autor

  • Cleide Giacomelli Borraz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduanda em Letras Italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de italiano do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina (CIB/SC) e do Curso Extracurricular de Italiano da UFSC.

  • Mellina Anastacio Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduanda em Letras Italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de italiano do Curso Extracurricular de Italiano da UFSC.

  • Telmo Ambrosini, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduando em Letras Italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Designer instrucional do Curso Extracurricular de Italiano da UFSC

  • Daniela Bunn, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora do Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia do Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC). Membro do Núcleo de Estudos em Língua Italiana no Contexto Brasileiro (NELIB), subcoordenadora do Projeto Multidisciplinar PIBID Línguas Estrangeiras/UFSC e coordenadora do Projeto de Extensão Italiano per tutti. Traduziu treze livros de literatura infantil (italiano-português e português-italiano).

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Borraz, C. G., Anastacio Silva, M., Ambrosini, T., & Bunn, D. (2021). A sala de aula invertida e o lúdico no ensino remoto de italiano: atividades propostas . Revista De Italianística, 42, 92-112. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p92-112