Formação de professores de línguas para crianças: um olhar sobre as abordagens de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p06-22

Palavras-chave:

Formação de professores, Abordagens de ensino, Línguas estrangeiras

Resumo

O presente estudo visa a refletir sobre a formação de professores de línguas estrangeiras da atualidade para crianças, tema ainda pouco explorado. Os dados aqui apresentados são respostas dos cursistas, professores de línguas em  formação inicial e continuada, às atividades do minicurso criado pelas bolsistas do Programa Licenciar da Universidade Federal do Paraná, intitulado “Abordagens de ensino de língua estrangeira para crianças”, que tratou de três abordagens de ensino: a Abordagem Estruturalista, a Abordagem Intercultural e a Abordagem por Tarefas, sendo as duas últimas aquelas que norteiam as ações do projeto. O objetivo deste artigo é avaliar a familiaridade dos cursistas com as abordagens de ensino apresentadas a partir da análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos. Os resultados apontam para a prevalência de uma visão estruturalista de aprendizagem, de língua e de ensino entre os sujeitos da amostra, além de sugerir que novas práticas de ensino precisariam ser estabelecidas com o intuito de viabilizar a formação prático-reflexiva (ROLDÃO, 2017) de professores (de línguas estrangeiras). 

Biografia do Autor

  • Bianca Silva Semeguini, Universidade Federal do Paraná

    Estudante de Licenciatura em Letras Português e Italiano da Universidade Federal do Paraná, bolsista do Projeto Intercultura nas Escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino, vinculado ao Programa Licenciar, durante os anos de 2019 e 2020. Integrante do grupo de pesquisa NELIB – Núcleo de Estudos em Língua Italiana no Contexto Brasileiro.

  • Camilla Amatuzzi Rebello, Universidade Federal do Paraná

    Estudante de Licenciatura em Letras Português e Italiano da Universidade Federal do Paraná, bolsista do Projeto Intercultura nas Escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino, vinculado ao Programa Licenciar, durante os anos de 2019 e 2020.

  • Paula Garcia de Freitas, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Linguística (UFSC), Professora de italiano do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná e da Pós Graduação em Letras, na linha de pesquisa "Linguagens, culturas e identidades". Líder do grupo de pesquisa NELIB – Núcleo de Estudos em Língua Italiana no Contexto Brasileiro. Suas pesquisas e práticas versam sobre a análise, reflexão e produção de atividades para o ensino de línguas e formação de professores de línguas para diversos contextos de aprendizagem, incluindo a Educação Básica.

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Semeguini, B. S., Rebello, C. A., & Freitas, P. G. de. (2021). Formação de professores de línguas para crianças: um olhar sobre as abordagens de ensino. Revista De Italianística, 42, 06-22. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p06-22