Editorial

  • Angela M. T. Zucchi Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Elisabetta Santoro Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Olga Alejandra Mordente Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Palavras-chave: revista, italianística, língua italiana, aprendizagem, língua estrangeira

Resumo

O número XXIV da Revista de Italianística, que temos a satisfação de apresentar, é dedicado a reflexões sobre a língua italiana e suas peculiaridades e, em especial, ao ensino e à aprendizagem do italiano como língua estrangeira. São apresentados estudos que se referem às diferentes abordagens escolhidas para a seleção do material didático, a elaboração de percursos para a sala de aula e a análise e avaliação de resultados nos mais diversos contextos de uso. Colaboraram a este número da revista docentes e pesquisadores ligados a instituições brasileiras e italianas, que agradecemos por terem escolhido nossa revista para a publicação de seus trabalhos.

Biografia do Autor

Angela M. T. Zucchi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Possui graduação em Letras (português, espanhol e italiano,1992) pela FFLCH/USP e Licenciatura (2000) pela FE/USP, ambas da Universidade de São Paulo. Titulou-se mestre em Língua Italiana (2002), fazendo um estudo sobre as colocações verbais (verbal collocations/ collocazioni verbali) e doutorou-se em Linguística (2010),especializando-se na área de Lexicologia e Lexicografia, com foco no uso de dicionários por parte de aprendizes de italiano. É tradutora pública, nomeada pela JUCESP e traduz também textos literários e outros. Leciona disciplinas de língua e cultura italiana e de teoria e prática de tradução e orienta alunos nos cursos de graduação e de pós-graduação na FFLCH/USP. Tem resultados de suas pesquisas publicados em livros e revistas especializadas. Participa, com apresentações, de eventos científicos no Brasil e no exterior, cuja temática esteja no âmbito de seu interesse de pesquisas, ou seja, léxico e lexicografia, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, linguística de corpus e tradução.
Elisabetta Santoro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Possui graduação em Letras Modernas (alemão/inglês) pela Università degli Studi di Bari (1992) e em Tradução (alemão/italiano/português) pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (1998). Concluiu o mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) na Universidade de São Paulo (2002) e o doutorado em Lingüística na mesma universidade (2007). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua italiana, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição/aprendizagem de segundas línguas, ensino/aprendizagem do italiano como língua estrangeira, língua e literatura italiana, lingüística aplicada e semiótica.
Olga Alejandra Mordente, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Possui graduação em Licenciatura em Língua e Literatura Italiana - Instituo Nacional Superior Del Professorado (1975), mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor doutor assistente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Italiana, atuando principalmente nos seguintes temas: língua italiana, ensino italiano, ensino instrumental. Integra dois grupos de pesquisa: O Italiano Falado nas Comunidades de Origem Italiana no Brasil" que tem por finalidade o estudo e a análise da língua italiana falada pelos imigrados italianos fixados em comunidades nos diversos Estados do Brasil; e "A leitura Instrumental em língua Italiana" que visa verificar quais são as ferramentas didáticas, em sentido amplo, que propriciam a aquisição de conteúdos relacionados com a linguagem em geral e o desenvolvimento das competências textuais e discursivas na leitura de textos em italiano.
Publicado
2014-08-10
Como Citar
Zucchi, A., Santoro, E., & Mordente, O. (2014). Editorial. Revista De Italianística, (24), 1-4. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p1-4
Seção
Editorial