L’Anima Plebea Del Lessico Italiano

Autores

  • Florence Carboni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p5-17

Palavras-chave:

éxico italiano, sociolinguística italiana, linguís-tica e marxismo, contatos de línguas.

Resumo

A partir de uma concepção histórico-materialista da linguagem verbal, com uma particular atenção ao léxico, evidenciamos as particularidades sociolinguísticas italianas, como a singular riqueza de línguas pre-sentes na Península e uma diglossia imanente a todas as suas comunidades humanas, sobretudo no passado, mas dominantes também no presente. Si-tuação sociolinguística na qual é tangível a relação dialética entre unidade e diversidade. No entanto, o principal objetivo deste artigo é enfatizar que as relações íntimas, contínuas e dialéticas entre as línguas peninsulares deram ao próprio italiano padrão contemporâneo características profun-damente plebeias e, portanto, dialetais. A análise dessas características, estruturais, pragmáticas e funcionais, de certo modo pouco enfatizadas pelos linguísticos históricos, é feita numa perspectiva histórica, sociolin-guística, materialista e dialética, procurando demonstrar que elas foram geradas, através da história, pelas tantas produções linguísticas reais de falantes envolvidos em conflitos de classes.

Biografia do Autor

  • Florence Carboni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Nasceu na Bélgica, em 1952, de pais italianos. É graduada e pós-graduada (doutorado) em Linguística pela UCL, Bélgica. Atuou como professora e tradutora, na Bélgica, na Itália e no Brasil, onde trabalhou, entre outros, nos Programas de Pós-Graduação em Linguística e em História da UPF (Universidade de Passo Fundo). Atualmente, trabalha no Setor de Italiano da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e atua como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Tem várias traduções publicadas, entre as quais: Lo schiavo coloniale, da editora Sellerio. É autora de Eppur si parlano, Introdução à Linguística e A linguagem escravizada (em coautoria com Mário Maestri), entre outros artigos e livros.

Publicado

2014-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

L’Anima Plebea Del Lessico Italiano. (2014). Revista De Italianística, 24, 5-17. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p5-17