A tragédia do século XX e o teatro de Pier Paolo Pasolini

Autores

  • Vilma de Katinszky Barreto de Souza Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v1i1p61-73

Palavras-chave:

Tragédia do teatro moderno, o anti-Édipo, Travestimento-paródia, Mito e mistério

Resumo

Reflexão sobre a existência e a "corrosão" do trágico como gênero dramático do século XX. Denúncia da burguesia através dos seus escândalos como "casos comuns". Função satírica e tratamento sério do travestimento. A análise da peça "Affabulazione", de Pasolini, permite ver como o autor retoma um dos temas edipianos, que poderíamos chamar de "anti-Édipo".

Biografia do Autor

  • Vilma de Katinszky Barreto de Souza, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas
    Professora de literatura italiana junto ao Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

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Publicado

1993-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Souza, V. de K. B. de. (1993). A tragédia do século XX e o teatro de Pier Paolo Pasolini. Revista De Italianística, 1(1), 61-73. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v1i1p61-73