A palavra esgarçada de Giorgio Caproni

Autores

  • Patricia Peterle Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i27p16-24

Palavras-chave:

Giorgio Caproni, poesia italiana moderna, linguagem, existência

Resumo

A existência como contradição, a perda, o não-lugar, a história como verdade colocada em cheque e a possibilidade de leitura pelos vestígios encontrados nas escavações (da realidade e da linguagem) são os temas centrais da poética de Giorgio Caproni

Biografia do Autor

  • Patricia Peterle, Universidade Federal de Santa Catarina
    É professora de Literatura Italiana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Pós-Doutorado em História pela UNESP (2011), com Tânia Regina de Luca, e Pós-Doutorado em Literatura Italiana pela Università degli Studi di Genova (2015), com Enrico Testa. Editora, com F. Pierangeli e A. Santurbano, de Mosaico. Colabora com o Jornal Rascunho. Traduziu as edições de Ablativo, de Enrico Testa (com Andrea Santurbano e Silvana de Gaspari); Pilatos e Jesus, de Giorgio Agamben (com Silvana de Gaspari), O menininho de Giovanni Pascoli (no prelo). Co-organizadora de Contemporaneidades de Umberto Saba (2014, com Lucia Wataghin), Itália do pós-guerra em diálogo (2010); Fluxos Literários (2012), Coleções Literárias (2013), História e Arte: memória e patrimônio (2014). Além de ensaios em revistas nacionais e internacionais, em 2015, publicou o livro No limite da palavra: percursos na poesia italiana, com ensaios sobre G. Ungaretti, E. Montale, G. Caproni, V. Sereni e E. Testa.

Downloads

Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

A palavra esgarçada de Giorgio Caproni. (2014). Revista De Italianística, 27, 16-24. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i27p16-24