A presença dos italianos no Rio de Janeiro: ensino, língua e cultura durante o Império e a Primeira República

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p19-30

Palavras-chave:

Ensino de língua italiana, Imigração italiana, Sociolinguística

Resumo

Este trabalho pretende discutir e analisar o ensino da língua italiana no Rio de Janeiro durante o Império e a Primeira República, assim como a presença de imigrantes italianos na referida localidade. Motivam a presente pesquisa o número significativo de italianos no Rio de Janeiro (BRASIL, 1872, 1906, 1920), assim como a pluralidade linguística vigente nas comunidades italianas e nas instituições de ensino que promoviam o estudo da língua italiana. Para atingirmos esse objetivo, serão averiguados os documentos regulamentadores do ensino de língua italiana a fim de observar os reflexos das políticas adotadas no ensino do idioma. O presente artigo utiliza como metodologia a análise documental a partir de Cellard (2010). Sobre a presença dos italianos no Rio de Janeiro lança mão dos estudos de Carmo (2015), Cappelli (2013), Weyrauch (2009) e Vanni (2000). No que concerne ao ensino de língua italiana na região delimitada, o estudo se desenvolve à luz das pesquisas de Pagani (2012) e Gomes (2019). Conclui-se que a presença dos imigrantes italianos desempenhou papel relevante para o desenvolvimento e a ampliação do ensino fundamental no Rio de Janeiro.

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Publicado

2020-12-31

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Artigos

Como Citar

Gomes, V. da C. (2020). A presença dos italianos no Rio de Janeiro: ensino, língua e cultura durante o Império e a Primeira República. Revista De Italianística, 40, 19-30. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p19-30