Ensinar em tempos de pandemia: relato de uma professora substituta de língua e literatura italianas em ambiente universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i44p85-104

Palavras-chave:

Ensino-aprendizado, Universidade, Pandemia, Língua e literatura italianas

Resumo

O presente artigo relata uma experiência de ensino de língua e literatura italianas para os alunos em ambiente universitário no contexto pandêmico. Para tanto, aborda primeiramente a concepção de língua (KUMARAVADIVELU, 2012), uma vez que se entende aqui o processo de ensino-aprendizagem como um ato comunicativo; em segundo lugar, discute a comunicação mediada pelo computador e os instrumentos que permitem a interação no contexto de ensinoaprendizado virtual (BONAIUTI et al., 2016), sendo enfatizado o papel da interação na aula de língua estrangeira (DIADORI, 2011; BALBONI, 2006); em terceiro, enfatiza a relação entre necessidade e motivação (SCHÜTZ, 2003; HALL, 2011; KUMARAVADIVELU, 2012). A experiência descrita expõe os conflitos do ensino remoto durante a pandemia, portanto, em uma situação de incerteza extrema, em uma universidade pública e para alunos que em sua maioria são de baixa renda.

Biografia do Autor

  • Sabrina de Cássia Martins, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Sabrina de Cássia Martins é mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013; 2017). Possui graduação em Letras-Bacharelado com habilitação em tradutor - inglês/italiano (2010). Atualmente, é professora substituta do Departamento de Letras Modernas - UNESP/FCLAr - SP.

Referências

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martins, S. de C. (2022). Ensinar em tempos de pandemia: relato de uma professora substituta de língua e literatura italianas em ambiente universitário. Revista De Italianística, 44, 85-104. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i44p85-104