“Ciao aqui é oi”: Aprendizagem de línguas e socialização on-line em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p44-66

Palavras-chave:

Teletandem, Covid-19, Italiano, Português Língua Estrangeira, Socialização

Resumo

A pandemia de Covid-19 mudou a vivência da população em escala mundial e fez com que todos tivessem de repensar, em algum momento, as suas práticas sociais e laborativas. As estratégias de ensino, articuladas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDC), há algum tempo conhecidas, mas pouco, efetivamente, exploradas e integradas às práticas didáticas, começaram a ganhar o centro das atenções quando se percebeu que o ensino remoto seria a única solução para continuar ensinando e aprendendo durante a pandemia. Neste trabalho, apresentamos a organização e o desenvolvimento de dois projetos de aprendizagem por telecolaboração – em que dois falantes de línguas diferentes se ajudam, com a finalidade de aprender melhor a língua em que o outro é proficiente – entre a Università degli Studi di Perugia e a Universidade Federal do Paraná. O projeto piloto desenvolveu-se no segundo semestre de 2019 e o projeto "Ciao aqui é oi: interações em teletandem Brasil e Itália”, nos meses de março e abril de 2020. Iniciamos por apresentar aspectos teóricos e de contextualização do Teletandem no Brasil, posteriormente, falamos do projeto como possibilidade de tirocinio – no contexto italiano – e de atividade extracurricular no contexto brasileiro. Analisamos brevemente as implicações psicológicas positivas, em termos de socialização, do projeto “Ciao aqui é oi” para os alunos participantes no período em que houve isolamento devido à pandemia. Apresentamos reflexões sobre os pontos mais relevantes apontados pelos alunos nos “relatórios de interação”, entregues após cada sessão e, por fim, tecemos nossas considerações finais.

Biografia do Autor

  • Karine Marielly Rocha da Cunha, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Karine Marielly Rocha da Cunha. Professora Associada II da Área de Italiano do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná – DELEM/UFPR.

  • Monique Carbone Cintra, Universidade de Évora

    Doutoranda do programa de Linguística da Universidade de Évora, em acordo de cotutela com a Università Ca’ Foscari di Venezia. É membro do Centro de Estudos Ítalo-luso-brasileiros (CILBRA) da Università degli Studi di Perugia.

  • Tamiris Bura Froes, Universidade de Évora

    Doutoranda do programa de Literatura da Universidade de Évora. Foi estagiária do Centro Linguistico d’Ateneo (CLA) da Università degli Studi di Perugia. 

       

Referências

ARANHA, S. & CAVALARI, S. M. S. A trajetória do projeto Teletandem Brasil: da modalidade institucional não-integrada à institucional integrada. In: The ESPecialist. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/122298/ISSN0102-7077-2014-35-02-70-88.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 20/08/2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-7-de-18-de-dezembro-de-2018-55877677?inheritRedirect=true>. Acesso em 15/09/2020.

BITTER, G. G.; LEGACY, J. M. Using technology in the classroom. Boston, MA: Allyn & Bacon, 2008.

BROOKS, S., WEBSTER, R., SMITH, L., WOODLAND, L., WESSELY, S., REENBERG, N., & RUBIN, G. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: Rapid review of the evidence. The Lancet, Volume 395, ISSUE 10227, 14 de março de 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8.

CALDAS AULETE, Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em : http://www.aulete.com.br/. Acesso em 10/09/2020.

CANDIDO, J. Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 230f., 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/99824

EGBERT, J. The New Normal?: A pandemic of task engagement in language learning. Foreign Language Annals, n. 53, p. 314– 319, 20 Jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/flan.12452 .

GARCIA, D. N. M. Teletandem: Acordos e negociações entre os pares. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 290f., 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103528

MAZZA, C.; RICCI, E.; BIONDI, S.; COLASANTI, M.; FERRACUTI, S.; NAPOLI, C.; ROMA, P. A Nationwide Survey of Psychological Distress among Italian People during the COVID-19 Pandemic: Immediate Psychological Responses and Associated Factors. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 9, p. 3165, 2020. DOI: http://doi.org/10.3390/ijerph17093165.

TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. Ensino e aprendizagem de línguas em Tandem: princípios teóricos e perspectivas de pesquisa. In: TELLES, J. A. (org.). Teletandem. Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: 2009, p. 21.

SARSINI, D. Alcune riflessioni sulla didattica a distanza. Studi sulla Formazione/Open Journal of Education, v. 23, n. 1, p. 9-12, 5 Jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.13128/ssf-11826.

WANG, C.; PAN, R.; WAN, X.; TAN, Y.; XU, L.; HO, C. S.; HO, R. C. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International journal of environmental research and public health, 17(5), 1729, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17051729.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cunha, K. M. R. da ., Carbone Cintra, M., & Froes, T. B. (2020). “Ciao aqui é oi”: Aprendizagem de línguas e socialização on-line em tempos de pandemia. Revista De Italianística, 40, 44-66. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p44-66