Task-based approach: a tarefa comunicativa no ensino do italiano como língua estrangeira

Autores

  • Elisabetta Santoro Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i28p40-54

Palavras-chave:

Ensino por tarefas, Sentido, Comunicação, Italiano L2

Resumo

Tema de numerosos estudos e ensaios desde os anos 1980, o ensino baseado em tarefas comunicativas (task-based approach) despertou o interesse de linguistas e estudiosos que se dedicam ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras por propor uma visão que não se limita à aprendizagem das formas da língua e prevê múltiplas finalidades, tendo em seu horizonte a formação integral do aluno. De fato, além de estarem baseadas no sentido e em uma visão ampla da relação entre o sujeito e a língua que está aprendendo, as tarefas comunicativas procuram também fornecer a oportunidade de conhecer a língua em uso e, portanto, de tomar consciência de suas possibilidades e do que se pode fazer com a língua. Serão apresentadas neste artigo reflexões sobre a definição e sobre os conceitos ligados à tarefa comunicativa, e exemplos – baseados no italiano L2 – de como algumas mudanças na postura do professor podem transformar simples atividades de sala de aula em tarefas comunicativas.

Biografia do Autor

  • Elisabetta Santoro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    é graduada em Línguas e Literaturas Estrangeiras na Università degli Studi di Bari (alemão/ inglês) e em Tradução na Ruprecht-Karls Universität de Heidelberg (alemão/italiano/português). Mestrado e doutorado foram concluídos na Universidade de São Paulo, na qual desde 2003 é docente da Área de Língua e Literatura Italiana. Seus principais interesses de pesquisa são: aquisição, aprendizagem e ensino do italiano L2, pragmática linguística, semiótica narrativa e discursiva e relações Itália-Brasil, Sobre esses temas publicou artigos e ensaios. Em 2013, organizou com I. Vedder e M. Rueckl um livro sobre a aprendizagem do italiano L2 (Franco Cesati Editore). É membro da diretoria de várias associações, entre as quais a Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI) e a associação internacional correspondente (AIPI).

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de; SCHMITZ, J. R. Glossário de Lingüística Aplicada. Português-Inglês / Inglês-Português. Campinas: Pontes, 1998.

BYGATE, M. Effects of Task Repetition on the Structure and Control of Oral Language. In: BYGATE, M.; SKEHAN, P.; SWAIN, M. (orgs.). Researching Pedagogic Tasks. Second Language Learning, Teaching and Testing. Harlow: Pearson Education Limited, 2001, p. 23-48.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referência para as línguas. Aprendizagem, ensino, avaliação. Trad. M. J. P. do Rosário e N. V. Soares. Porto/Lisboa: Asa, 2001.

DÖRNYEI, Z. Motivation. Teaching and Researching. Edinburgh: Pearson Education Limited, 2001.

DOUGHTY, C.; LONG, M. H. (orgs.). The Handbook of Second Language Acquisition. Oxford: Blackwell, 2003.

DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (orgs.). Focus on Form in Classroom Second Language Acquisition. New York: Cambridge University Press, 1998.

LONG, M. H. Focus on Form: A Design Feature in Language Teaching Methodology. In: BOT, K. de; GINSBERG, R. B.; KRAMSCH, C. (orgs.). Foreign Language Research in Cross-cultural Perspective. Amsterdã: John Benjamins, 1991, p. 39-52.

LONG, M. H. Focus on Form on Task-based Language Teaching. Annual McGraw-Hill Teleconference in Second Language Teaching. 1997. Disponível em: <http://www.mhhe.com/socscience/foreignlang/top.htm>. Acesso em: 20 março 2014.

LONG, M. H.; ROBINSON, P. Focus on Form: Theory, Research, and Practice. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (orgs.). Focus on Form in Classroom Second Language Acquisition. Nova York: Cambridge University Press, 1998, p. 15-41.

NUNAN, D. Designing Tasks for the Communicative Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

ORTEGA, L. Atención implícita hacia la forma: teoría e investigación. In Estudios de lingüística. Alicante: Universidad de Alicante, 2001, p. 179-211.

PARROTT, M. Task for Language Teachers. A Resource Book for Training and Development. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

ROBINSON, P. (org.). Cognition and Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 2001a.

ROBINSON, P. Task Complexity, Cognitive Resources, and Syllabus Design: A Triadic Framework for Examining Task Influences on SLA. In: SKEHAN, P. (org.). Cognition and Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 2001b, p. 287-318.

SKEHAN, P. A Cognitive Approach to Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.

VEDOVELLI, M. Guida all’italiano per stranieri. La prospettiva del Quadro comune europeo per le lingue. Roma: Carocci, 2002.

WILLIS, J. A Framework for Task-based Learning. Londres: Longman, 1996.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Task-based approach: a tarefa comunicativa no ensino do italiano como língua estrangeira. (2014). Revista De Italianística, 28, 40-54. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i28p40-54